Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

5 dicas para encontrar o preço certo


Confira quais são as estratégias de pricing fundamentais para posicionar marcas e lançar produtos no mercado

Por Alexandre Finelli


Encontrar o preço certo para produtos e serviços pode ser um processo bastante complexo para novos empreendedores. Além de afetar diretamente a rentabilidade do negócio, a percepção de valor é fundamental para o posicionamento da marca entre os consumidores. Segundo Frederico Zornig, sócio da consultoria QuantiZ Pricing Solutions, calcular a margem de lucro a partir de custos fixos e variáveis é apenas o primeiro passo de uma estratégia de pricing eficiente. “Não se deve perder muito tempo com aspectos básicos e operacionais. O planejamento de preços deve ser pensado de forma estratégica e se adequar à realidade do mercado.” A seguir, o especialista apresenta cinco estratégias básicas para encontrar o preço certo. 

1-Trace uma estratégia 
Estratégias de pricing devem acompanhar o planejamento de marketing desde o lançamento de um produto. A decisão de cobrar valores mais baixos ou mais altos varia de acordo com cada caso. O importante é alinhar toda a comunicação para o consumidor de acordo com o posicionamento inicial. Linhas de produto diferentes, localização geográfica e canais de vendas também devem ser levados em conta. 

2-Crie uma política transparente 
É importante que os consumidores sintam transparência e justiça nas ofertas apresentadas pela empresa. Nenhuma estratégia de preço se sustenta a longo prazo caso o público não entenda o valor real – e os custos - do produto final. 

3-Treine a equipe de vendas 
A ânsia de atingir metas faz com que muitas empresas ignorem os erros de equipes de vendas. Isso inclui a descaracterização agressiva da margem de lucro para ganhar com volume. Desse modo, é necessário criar mecanismos de controle de preços e recompensas por lucratividade para áreas comerciais. Treinamentos de negociação podem trazer bons resultados nesse sentido. 

4-Converse com seus clientes 
Caso seja necessário fazer alguma mudança nos preços, comunique os seus clientes com antecedência. Embora o aviso possa custar algumas vendas no curto prazo, a transparência no diálogo fortalece relações e ajuda no crescimento sustentável do negócio. 

5-Monitore constantemente 
Os sistemas de gestão automatizados facilitaram o aspecto operacional do controle de preços. O empreendedor deve usar essa tecnologia ao seu favor e se munir de informações estratégicas para gerenciar proativamente as práticas da concorrência e corrigir desvios do planejamento inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...