Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

4 problemas com colegas de trabalho e como resolvê-los

A convivência no ambiente de trabalho depende muito do comportamento de seus colegas e superiores. Se você anda tendo problemas, veja maneiras simples e civilizadas de resolvê-los


A convivência no ambiente de trabalho nem sempre é tão simples e confortável como deveria. Existe uma série de problemas que pode causar um clima tenso no escritório, mas se você souber como se comportar, todos eles podem ser resolvidos. Lembre-se de que quanto menos atrito você tiver com os seus colegas e superiores, mais prazeroso será o seu dia de trabalho.

Confira a seguir os problemas que podem existir num escritório e como resolvê-los de maneira diplomática:

Problemas com colegas de trabalho e como resolvê-los: 1 - Fofocas
É difícil encontrar uma empresa onde ninguém fale sobre a vida alheia. Isso é comum, mas você deve resistir aos impulsos de se juntar aos que costumam participar dessa prática. Esse tipo de comportamento apenas encoraja seus colegas de trabalho a perderem tempo. Fofocar não é uma atitude positiva para construção da confiança com os colegas de trabalho. E tenha certeza: se uma pessoa fala mal de outra para você, certamente falará mal de você para outras pessoas.

Problemas com colegas de trabalho e como resolvê-los: 2 - Redes sociais
Em geral elas não deveriam ser um problema, mas se você prefere manter os colegas de trabalho e superiores afastados do seu perfil na rede social, isso pode se tornar um assunto delicado. Não é nenhum erro querer separar vida pessoal e profissional, uma vez que o acesso aos seus perfis pode gerar desconforto pra você. Portanto, se a sua decisão for não adicionar colegas de trabalho nas redes sociais, não abra exceções. E, na primeira oportunidade, comente isso com os seus colegas. Isso vai evitar desconforto.

Problemas com colegas de trabalho e como resolvê-los: 3 - Roupas
Em geral, os ambientes de trabalho possuem um código de vestimenta bastante definido. Contudo, a fiscalização desse código não costuma ser tão rigorosa quanto deveria. Se você é do tipo que procura se manter dentro dos padrões, a violação desse código pode ser bastante irritante e até injusta. Caso essa situação esteja incomodando demais, uma boa alternativa é conversar com o departamento de Recursos Humanos e pedir que as regras sejam reforçadas com os seus colegas.

Problemas com colegas de trabalho e como resolvê-los: 4 - Crédito pelas ideias
Se seus superiores ou colegas de trabalho estão sempre levando crédito pelas ideias que você sugere, talvez seja hora de propor uma conversa mais séria. Diga a eles como você se sente desconfortável com a situação e sugira uma solução, como uma sessão de brainstorm. Se nem isso resolver o problema, talvez buscar outra companhia seja a melhor alternativa. Lembre-se de que profissionais sérios não querem o crédito pelo trabalho alheio. Se a ideia veio de você eles simplesmente reconhecerão isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...