Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CE: 13% limpam o nome no SPC



PRIMEIRO TRIMESTRE

No Brasil, 7,2 milhões de pessoas quitaram ou renegociaram as dívidas, segundo o Serasa Experian

O número de consumidores cearenses que saíram da lista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aumentou 13,3%, enquanto 4,6% foram incluídos nos três primeiros meses deste ano na comparação com igual período do ano anterior. Os dados, divulgados pelo o superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Antônio Carlos Rodrigues, revelam uma situação "confortável na praça do Ceará", assim como no País.















FOTO: LUCAS DE MENEZES


É esperada continuidade na desaceleração do número de inadimplentes ao longo de 2013, fechando o ano com um aumento inferior a 1,0% 

Em todo o Brasil, 7,2 milhões de consumidores deixaram a lista de inadimplência, aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2012, conforme a Serasa Experian. O número é o maior já registrado para o primeiro trimestre desde 2006, quando iniciou a medição.

Para o superintendente da CDL, o momento econômico tem possibilitado que o percentual de novos endividados seja "significativamente menor". "Esse é um processo onde entram e saem pessoas. A inadimplência tem muito ver com o desemprego. Estamos com o emprego em alta, aumento da renda. A pessoa empregada naturalmente honra os compromissos", diz.

O economista da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, também indica como fatores de influência a expansão das renegociações das dívidas e os juros reduzidos. "Em 2011 e 2012, a inadimplência cresceu muito e o consumidor veio sentido dificuldades de pagar as dívidas e de conseguir crédito", afirma. Já no segundo semestre do ano passado, destaca, o número de pessoas que quitaram as dívidas ou renegociaram começou a cair, com o consumidor colocando o "pé no freio do consumo".

Indicador

No País, o indicador de inadimplentes teve queda de 1% em março ante fevereiro, descontados efeitos sazonais, conforme a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No primeiro trimestre de 2013, o indicador acumula redução de 5,6% ante igual período de 2012.

Segundo a Boa Vista, o resultado de março manteve a tendência de queda observada desde o início do ano e é "reflexo da continuidade dos impactos positivos das melhores condições do mercado de crédito, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários, e do aumento da população com vínculo empregatício ao longo de 2012, além da maior seletividade dos bancos privados na oferta do crédito", segundo nota.

O órgão estima continuidade na desaceleração do registro do número de inadimplentes ao longo de 2013, fechando o ano com um aumento inferior a 1,0%. No acumulado de 12 meses, em comparação aos 12 meses anteriores, o indicador apontou uma queda de 0,2%, fato que não ocorria desde outubro de 2010.

Fonte: Jornal DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...