Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Crédito: problema ou solução?

Planejamento é fundamental para preservar a saúde financeira do negócio

10.10.2016

Em tempos de crise, muitas micro e pequenas empresas procuram por crédito facilitado, seja para modernizar equipamentos, aumentar o poder de barganha com os clientes ou até mesmo trocar o mobiliário da empresa. Mas especialistas do Sebrae alertam que agir por impulso na hora de financiar dívidas ou pegar um empréstimo pode colocar em risco a saúde financeira do negócio. Para evitar problemas é fundamental que o empreendedor entenda os momentos apropriados para adquirir crédito, as opções oferecidas pelo mercado e, principalmente, saber o quanto gasta e quanto ganha.

Para esclarecer essas e outras dúvidas, o analista da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Minas, José Márcio Martins, explica o que fazer nesses momentos e dá dicas para quem não quer ficar no vermelho.

O que é necessário saber antes de buscar crédito nas instituições financeiras?
Esta é uma pergunta muito interessante e que poucos empreendedores levam em consideração quando pensam em solicitar um empréstimo ou financiamento.

O primeiro ponto, muito importante, é entender que o crédito viabiliza oportunidades, não as cria. Além disso, o empréstimo precisa ser pago, senão a dívida cresce e torna-se um problema grave.

O fundamental é ter planejamento tanto na abertura ou expansão do negócio, para identificar e administrar os riscos do empreendimento e a capacidade de pagamento do empréstimo ou financiamento.

Por isso, o recurso adquirido deve sempre ser utilizado para a finalidade original: capital de giro, investimento fixo ou misto. Muitas vezes a necessidade de capital de giro vem da má gestão e da falta de planejamento entre as contas a pagar e a receber.

É importante estar atento, pois as instituições financeiras vão solicitar uma parcela de recursos próprios do empreendedor para compor o empréstimo. Elas também oferecem pacotes de produtos e serviços, como a compra de seguros, que não podem estar condicionados à concessão do empréstimo.

Em que situações é recomendável adquirir crédito?
A necessidade de captar um recurso financeiro deve estar ligada, principalmente, a uma oportunidade de negócio, um lançamento de produto ou serviço, algo que produza um crescimento da empresa.

Quais os cuidados para quem precisa recorrer ao crédito neste momento de retração econômica?
Analise suas necessidades;
Calcule seus lucros;
Escolha a linha certa de crédito;
Tenha cuidado com os custos escondidos;
Pesquise taxas;
Prepare a papelada;
Justifique o motivo do empréstimo;
Separe as contas do negócio das despesas pessoais;
Cuidado com as operações casadas;
Previna-se para as emergências.

Quais as diferenças entre empréstimo e financiamento?
Normalmente, os tomadores de recursos não fazem esta diferenciação. Empréstimo está associado a recursos com prazos menores de pagamento e maior facilidade de solicitação. Um exemplo são os recursos (linhas de crédito) destinados a capital de giro, que mesmo exigindo carência têm prazos reduzidos e, principalmente, taxas de juros maiores.
Já no caso de financiamento, os recursos são para aquisição de máquinas, equipamentos ou até mesmo para reformas e melhorias na infraestrutura. Geralmente têm taxas de juros menores, prazos de pagamento maiores e com carências mais estendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...