Especialista em marketing lista práticas que podem ajudar a construir a credibilidade de uma marca
Editado por Camila Lam, de
Como reforçar a credibilidade da minha empresa?
Respondido por Eduardo Andrade, especialista em marketing
A credibilidade de uma oferta tem implicação direta com a forma com que a empresa é percebida. Ser percebido como uma empresa que remete à credibilidade não é algo que se consegue do dia para noite. Uma vez conseguida a confiança do cliente, essa deve ser mantida a todo custo para que ele se torne fiel e vire um agente replicador de credibilidade. Veja abaixo, seis dicas:
1 - Liste evidências
É importante a presença de evidências que comprovam a qualidade de sua oferta ao mercado. O possível cliente buscará nesses “indícios” a comprovação de credibilidade, ainda que ele não tenha consumido seu produto ou serviço. Recomenda-se evidências como: número de consumidores atendidos, nomes de empresas relevantes em sua carteira de clientes, fotografias, tempo de mercado, entre outros.
2 – Busque associações
Associar a empresa a parceiros com prestígio como associações de classe, órgãos regulamentadores, institutos de defesa do consumidor ou outras empresas que têm alta credibilidade, garante boa reputação. Por associação, o mercado irá perceber sua marca comprometida com os mesmos interesses daqueles ao qual a empresa se associou.
3 – Reúna testemunhos de clientes
Disponibilizar através de vídeos e textos testemunhos reais de clientes é bastante recomendável. Isso se aplica tanto a clientes organizacionais quanto a consumidores finais. As pessoas tendem a dar créditos a testemunhos sem interesse e a depoimentos espontâneos, mais do que à comunicação da própria empresa. Relatos positivos e bons relacionamentos em redes sociais, em muito contribuem para a situação desejada de credibilidade.
4 – Mostre o seu grau de expertise
Mostrar para o cliente o quão bom a empresa é faz parte do negócio. Para isso, precisa-se comunicar evidências através de selos de qualidade, posição em rankings de concorrentes, troféus ou prêmios de performance. Há ainda, as certificações que variam conforme a área de atuação da empresa. Existem certificações digitais, de qualidade, de processos, pessoas, dentre outros.
5 – Disponibilize os contatos da empresa
Ter sempre à disposição do cliente canais eficientes de contato e resolução de demandas é uma interessante forma de demonstrar credibilidade. Telefones, chats, guichê de informações, SACs, e-mails e redes sociais são exemplos dessa gama de possibilidades. Contudo, mais importante do que o número de canais de contato é a presteza em atender os interesses do cliente com o máximo de agilidade possível.
6 – Foque na prestação de serviços
Por mais óbvio que pareça, a prestação de serviços é o principal elemento de percepção do cliente no contato com a oferta. Do atendente de balcão cortês à agilidade do caixa, passando pela solicitude do gerente, tudo é importante. É o que o marketing chama de “momento da verdade”. Nesse ponto, o cliente irá se certificar de que as promessas de reputação da empresa de fato podem ser percebidas.
Eduardo Andrade é professor e coordenador do CBA Marketing do Ibmec/MGEnvie suas dúvidas com a palavra marketing no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br
Fonte: Exame
Fonte: Exame
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