Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

6 dicas para conquistar a confiança do cliente



Especialista em marketing lista práticas que podem ajudar a construir a credibilidade de uma marca


Editado por Camila Lam, de 


Como reforçar a credibilidade da minha empresa?

Respondido por Eduardo Andrade, especialista em marketing

A credibilidade de uma oferta tem implicação direta com a forma com que a empresa é percebida. Ser percebido como uma empresa que remete à credibilidade não é algo que se consegue do dia para noite. Uma vez conseguida a confiança do cliente, essa deve ser mantida a todo custo para que ele se torne fiel e vire um agente replicador de credibilidade. Veja abaixo, seis dicas:
1 - Liste evidências

É importante a presença de evidências que comprovam a qualidade de sua oferta ao mercado. O possível cliente buscará nesses “indícios” a comprovação de credibilidade, ainda que ele não tenha consumido seu produto ou serviço. Recomenda-se evidências como: número de consumidores atendidos, nomes de empresas relevantes em sua carteira de clientes, fotografias, tempo de mercado, entre outros.

2 – Busque associações

Associar a empresa a parceiros com prestígio como associações de classe, órgãos regulamentadores, institutos de defesa do consumidor ou outras empresas que têm alta credibilidade, garante boa reputação. Por associação, o mercado irá perceber sua marca comprometida com os mesmos interesses daqueles ao qual a empresa se associou.

3 – Reúna testemunhos de clientes

Disponibilizar através de vídeos e textos testemunhos reais de clientes é bastante recomendável. Isso se aplica tanto a clientes organizacionais quanto a consumidores finais. As pessoas tendem a dar créditos a testemunhos sem interesse e a depoimentos espontâneos, mais do que à comunicação da própria empresa. Relatos positivos e bons relacionamentos em redes sociais, em muito contribuem para a situação desejada de credibilidade.

4 – Mostre o seu grau de expertise

Mostrar para o cliente o quão bom a empresa é faz parte do negócio. Para isso, precisa-se comunicar evidências através de selos de qualidade, posição em rankings de concorrentes, troféus ou prêmios de performance. Há ainda, as certificações que variam conforme a área de atuação da empresa. Existem certificações digitais, de qualidade, de processos, pessoas, dentre outros. 

5 – Disponibilize os contatos da empresa

Ter sempre à disposição do cliente canais eficientes de contato e resolução de demandas é uma interessante forma de demonstrar credibilidade. Telefones, chats, guichê de informações, SACs, e-mails e redes sociais são exemplos dessa gama de possibilidades. Contudo, mais importante do que o número de canais de contato é a presteza em atender os interesses do cliente com o máximo de agilidade possível.

6 – Foque na prestação de serviços

Por mais óbvio que pareça, a prestação de serviços é o principal elemento de percepção do cliente no contato com a oferta. Do atendente de balcão cortês à agilidade do caixa, passando pela solicitude do gerente, tudo é importante. É o que o marketing chama de “momento da verdade”. Nesse ponto, o cliente irá se certificar de que as promessas de reputação da empresa de fato podem ser percebidas.

Eduardo Andrade é professor e coordenador do CBA Marketing do Ibmec/MGEnvie suas dúvidas com a palavra marketing no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...