Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Os comerciantes a estabilidade do mercado





ECONOMIA
Quarta-feira, 27 de Março de 2013
Sete empresas em cada dez permanecem no mercado



Uma pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) capturou de empresários varejistas, ouvidos em todas as capitais brasileiras, que sete em cada dez (73%) comerciantes conseguiram a tão sonhada estabilidade: estão consolidados no mercado há mais de cinco anos.
Para a maioria (73%) dos entrevistados, o faturamento em 2013 será ainda melhor que o obtido em 2012, sem contar que 58% dos empresários revelaram que pretendem contratar algum funcionário neste ano. A atual política de estímulo ao consumo impactou significativamente no poder de compra do consumidor brasileiro, o que consequentemente alavancou as vendas do comércio nos últimos dois anos.
As razões mais citadas por aqueles que acreditam que 2013 será um ano melhor que 2012 são o maior número de pessoas empregadas (19%), a maior disponibilidade de crédito (14%) e o crescente planejamento financeiro das famílias (11%). Conforme avalia a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, as expectativas dos empresários são geralmente baseadas em percepções passadas. “Dessa forma, dada conjuntura econômica favorável ao consumo em 2012, é natural que os empresários esperem um bom desempenho neste ano e não levem em consideração fatores que comprometam o poder de compra do consumidor como a inflação”, informa a economista.
PERFIL DO NEGÓCIO
A maioria (55%) dos comerciantes está consolidada no mercado há mais de cinco anos. Este dado demonstra que as empresas estão conseguindo se manter firmes no mercado, mesmo frente a tantos desafios que encontram durante a gestão do negócio como alta carga tributária, concorrência acirrada e falta de mão de obra qualificada.

Dados da pesquisa SPC mostram que a maior parte dos entrevistados (69%) afirmou possuir até nove funcionários. Além disso, 61% dos comerciantes têm apenas um único estabelecimento e 76% declararam ter rendimentos abaixo de R$ 754 mil por ano. “Os resultados da pesquisa indicam que, por qualquer que seja o critério utilizado, a maioria do varejo brasileiro é formada por empresas de micro e pequeno porte”, afirma Ana Paula Bastos.
CONTRATAÇÕES
Sobre ampliações no quadro de funcionários, 58% dos varejistas afirmaram que pretendem contratar ou efetivar funcionários em 2013. Na avaliação dos economistas do SPC Brasil, o número de comerciantes que não vão contratar (41%) reflete a absorção da mão de obra disponível em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...