Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Aluno da Faculdade CDL e sua história de sucesso

Confira a história de sucesso do aluno da Faculdade Cdl, Francisco Narcizio Pereira Filho, que foi publicada no Caderno Comes & Bebes, do Jornal O Povo de hoje.

Páscoa com amor


Bolo de Páscoa elaborado com pasta americana, ganache e chocolate crocante


GATEAU D’AMOUR

BOLOS, CUPCAKES E OUTRAS SOBREMESAS COM SIGNIFICATIVA CRIATIVIDADE SÃO SERVIDAS PELA GATEAU D’AMOUR, QUE ENTREGA AOS CLIENTES SUA PRODUÇÃO AUTORAL

Muitos sentimentos afloram nas semanas que antecedem a Páscoa. Delicadezas são pensadas para compor a mesa. O jovem casal de confeiteiros Pedro Dramyer e Alexandra Costa Lima revela na Gateau D’Amour suas criações e o amor pelo que expressam em cada bolo, cupcake e ovos de Páscoa. Eles se dedicam atualmente a traduzir através dos produtos elaborados, ainda dentro de sua própria residência, todo o amor que os une. “Nós consideramos que a nossa atitude em voltar nossa atividade profissional para a elaboração dos bolos e derivados tem como fundamento estar mais próximos mesmo quando trabalhamos”, exalta Pedro.

O processo de elaboração tem diversas etapas. Um brainstorm com o cliente inicia o caminho pelo qual passará a definição do que será confeccionado. Para compor os bolos tradicionais e mesmo os mais elaborados e as tortas a base de mousse, Pedro define quais confeitos serão preparados. Desenhos exclusivos, flores, bonecos alusivos, espaços como parque de diversões, personagens, natureza fauna e flora todos esses adereços são feitos com pasta americana e açúcar de confeiteiro. “Eles são comestíveis. Nascem sempre de uma pesquisa e da observação do que está em nossa volta. Temos atualmente o olhar arguto e curioso porque muitos elementos que estão ao alcance da nossa vista poderão ser utilizados na confecção de um bolo encomendado”, define Pedro.

SUGESTÃO DO CHEF

Milkshake de chocolate Com pitada de café, o shake foi indicado pela Alexandra, pois ela e Pedro consideram o café algo extremamente expressivo tanto em aroma quanto em sabor para compor criações onde o chocolate esteja presente. 

Serviço

Gateau D’AmourOutras infos: (85) 8933 1013 e 8637 5152 (com Pedro Dramyer e Alexandra Costa Lima) / contatogateau@gmail.com e facebook.com/gateauDAmour  

DICA DE MESTREAlém de saborosos, os produtos de pâtisserie tem o doce muito suave, que não provoca excesso de sabor na boca.  

GATEAU D’AMOUR  

EQUIPEAlexandra Costa Lima; Pedro Dramyer: “Nós estamos cada dia mais conscientes que desejamos nos profissionalizar nessa área. Gostamos de elaborar, criar e também ver o resultado. Cada bolo, torta, cupcake é motivo de comemoração. Esse trabalho traduz realmente o prazer e envolve sentimentos diversos. É uma felicidade para nós dois - eu e Alexandra - estarmos juntos criando expressões representativas para casamento, aniversários, eventos e outras comemorações. É como se nós fizéssemos parte de cada uma destas festas, porque lá está um pouco da nossa criatividade e de nosso projeto de trabalho”.

AMBIENTEEstamos apresentando a cozinha onde são criados os produtos da Gateau D’Amour. O jovem casal Pedro e Alexandra consegue pensar e elaborar todas as suas ideias e também encantar aqueles que chegam até eles ansiosos por não saber o que fazer para comemorar datas significativas em suas vidas. “É muito gratificante quando observamos o resultado do nosso trabalho. E ainda o que esse resultado provoca nas pessoas que encomendaram. Ficamos felizes pelo que estamos entregando”.

HISTÓRIA DE SUCESSO

PROJETOS PARA O FUTURO
Quando o conviva adentra o Cabaña del Primo, depara-se imediatamente com a elegante e simpática figura do Francisco Narcizio Pereira Filho. Ele é gerente de salão e maitre. Uma figura carismática, inteligente e de personalidade altiva e segura sem perder a distinção, educação e simplicidade.
Narcizio sabe o que o conviva deseja. E quando não percebe sugere com maestria o que está ofertado no cardápio e na excelente carta de vinhos. Por conta disso, ele está sempre prestigiado pela clientela do Cabaña Del Primo, porque das duas funções Narcizio entende e se destaca. Ele sabe ser completo e comanda com muita habilidade. “Quando a gente está coordenando devemos nos colocar no lugar do outro.
Sendo assim sabemos como gerenciar com firmeza, mas sem autoritarismo. Eu estou no Grupo desde 2004. Quando entrei era consultor gastronômico. Essa é a denominação do trabalho do garçom no Grupo Geppos”. Narcizio diz que fez teste e seleção. Ele descreve que durante esse período é preciso estudar porque não é tão simples quanto à pessoa pensa. Embora ele tenha sido indicado por um colaborador do Grupo. “A indicação é importante porque a pessoa chega avalizada por alguém que já conquistou a confiança”. 

Serviço

Cabaña del PrimoOnde: rua Maria Tomásia, 503, Jardins Open Mall - Aldeota
Horário de funcionamento: aberto para almoço e jantar
Outras info: (85) 3244 3691
Aceita Visa, MasterCard, American Express

COZINHANDO COM O CHEF

ENTUSIASMO PELO TRABALHO
Quando você persegue seu sonho, realiza e conquista seu espaço. Ao sair do Vale do Jaguaribe da cidade de Iracema aos 18 anos, Francisco Eurimar de Oliveira Dantas, o Chiquinho sabia que iria enfrentar grandes desafios porque a escolha foi o litoral de São Paulo em Ubatuba para trabalhar como ajudante de cozinha na Pousada Refúgio do Corsário. “Quando eu cheguei estava na alta temporada e não faltava trabalho. Eu seguia a risca tudo que o Pequeno, o cozinheiro me ensinava. Ele era um grande mestre na cozinha e eu fui me entusiasmando pelo trabalho”. A curiosidade do Chiquinho foi transformando-o num bom cozinheiro. “Fui pegando gosto pela cozinha. E tudo que o Pequeno me ensinava logo eu desenrolava. Um dia passando pela sala da televisão vi o anúncio de um curso de cozinha no Senac. Parti para estudar no Hotel Escola de Águas Belas, Senac, que ainda hoje é considerado um dos melhores cursos do país”.Com todo o esforço necessário Chiquinho arrumou as malas e foi por conta própria como ele mesmo diz. “Conclui todos os cursos ofertados como saladeiro, legumeria, açougue, garder manger do restaurante, padaria, confeitaria e algumas técnicas de administração de restaurante. Quando entrei na confeitaria percebi logo que estava diante da minha profissão”. 

RECEITA

PROFITEROLES COM SORVETE E CALDA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES250ml de água
100 gramas de manteiga
250 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal
5 ovos
1 bola de sorvete a escolher
100 gramas de chocolate meio amargo em barra
150 gramas de creme de leite fresco

MODO DE FAZER
1)
Levar ao fogo a manteiga, água e o açúcar até ferver. Acrescenta a farinha de trigo misturando lentamente. Quando a textura estiver encorpada, coloca-se na batedeira.

2) Acrescente os ovos e depois colocados em saco de confeiteiro para fazer as bolinhas do tamanho que você desejar. Vai para o forno em temperatura média. Quando dourar, retira do forno. Divida ao meio e reserva.

CALDA DE CHOCOLATE:
1)
Corte o chocolate em pedaços pequenos e reserve.

2) Em uma panela, coloque o creme de leite ao fogo, não deixe ferver. É uma leve aquecida.

3) Retira do fogo e acrescenta o chocolate e mexe até a textura ficar consistente.

FINALIZAÇÃO:Na metade da parte de baixo do profiteroles, você coloca o sorvete e na parte de cima a calda de chocolate.  

ONDE ENCONTRAR
Os profiteroles aqui apresentados pelo patissier Chiquinho são servidos no buffet do Restaurante Mucuripe do Gran Marquise. Endereço: avenida Beira Mar, 3980, Mucuripe. Telefone: (85) 4006 5000. Os profiteroles também são feitos sob encomenda para os eventos empresariais realizados no hotel e também para festas de maneira em geral.  

EM BOA COMPANHIA

PARQUE RECREIO E CABAÑA DEL PRIMO EM FESTA

O I ENCONTRO DE FOTÓGRAFOS SOCIAIS REUNIU AMIGOS NO PARQUE RECREIO. NO CABAÑA DEL PRIMO, O LANÇAMENTO DE NOVOS PRATOS ELABORADOS PELO CHEF PARRILHA CEZARINO E FRANCISCO CLEISON DOS SANTOS

Marcos André Lima; Paulo Máximo; Davi Magalhães
Iratuã Freitas; Fernando Cavalcanti
Ricardo Alencar; Maria de Jesus Brito; Aparecida Alencar
Weiber Xavier e Aline Skandari

PITADA

RICOTA BARILLA100% Pomodoro Italiano. Molho de tomate com ricota - 440 gramas. Ingredientes: polpa de tomate concentrada, óleo de girassol, xarope de glicose, cebolas, caju, queijo grana padano, queijo de cabra, azeite de oliva extra virgem. Depois de aberto conservar em geladeira por cinco dias. Fonte: Mercadinho São Luís Gourmet Coco.  

ANTEPASTO ITALIANOCasa da Madeira Gourmet. Preparado com berinjela, abobrinha, pimentões amarelo e vermelho, champignon, azeitonas, cebola e tomate. Produzido no Vale dos Vinhedos, Brasil. Gorduras totais 1,2g, gorduras saturadas e gorduras trans 0g, sódio 2,3mg. Fonte: Mercadinhos São Luís Gourmet Coco. 

Ivonilo Praciano ivonilopraciano@opovo.com.br 

Fonte: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...