Os alunos dos três cursos de MBA's em andamento da Faculdade CDL reuniram-se no último sábado, 16/03, para a apresentação da Biblioteca, cujo conteúdo, além dos enfoques relativos aos recursos, produtos e serviços disponibilizados por este equipamento, foi direcionando para a pesquisa, objetivando facilitar o encaminhamento para a monografia.
Dentro desse universo, destaca-se:
Como utilizar os recursos da Biblioteca para auxiliar na sua pesquisa, com vistas à monografia?
Depois de definido o tema e os objetivos, buscar a fundamentação teórica necessária junto aos livros e artigos de periódicos, fazendo um levantamento bibliográfico e junto à internet.
Como prosseguir com monografia?
O que é o trabalho científico?
Informação científica organizada segundo padrões específicos, com o objetivo de sistematizar o assunto e de facilitar a sua compreensão. Todo trabalho científico é constituído pela tríade:
Por que esse formato?
Para Severino (2003, p. 130), “esses trabalhos didáticos não podem ser deixados à pura espontaneidade criativa do aluno [...] é através desse tipo de trabalho que o estudante, além de ampliar seus conhecimentos, se iniciará no método da pesquisa e da reflexão.”
Esse formato é internacionalmente conhecido e é a condição para ser aceito na comunidade acadêmica.
Qual a importância do trabalho científico?
Registra e divulga o conhecimento e, por conseguinte, a sua evolução, pois, quando analisado pelos pares, sempre haverá quem acrescente algo ou refute. É nesse contexto que temos ciência.
Dentro desse universo, destaca-se:
Como utilizar os recursos da Biblioteca para auxiliar na sua pesquisa, com vistas à monografia?
Depois de definido o tema e os objetivos, buscar a fundamentação teórica necessária junto aos livros e artigos de periódicos, fazendo um levantamento bibliográfico e junto à internet.
Como prosseguir com monografia?
- Efetuar as leituras, fazendo fichamento;
- Elaborar o texto da fundamentação teórica;
- Definir a metodologia;
- Fazer a pesquisa de campo;
- Analisar os dados coletados;
- Apresentar os resultados;
- Efetuar a discussão;
- Tecer as considerações finais;
- Elaborar todo o trabalho em formato normalizado, contendo capa, elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
O que é o trabalho científico?
Informação científica organizada segundo padrões específicos, com o objetivo de sistematizar o assunto e de facilitar a sua compreensão. Todo trabalho científico é constituído pela tríade:
- epistemologia (conhecimento, teoria, citações, construção do raciocínio);
- metodologia (métodos, instrumento, pesquisa);
- normalização (normas da ABNT, manual).
Por que esse formato?
Para Severino (2003, p. 130), “esses trabalhos didáticos não podem ser deixados à pura espontaneidade criativa do aluno [...] é através desse tipo de trabalho que o estudante, além de ampliar seus conhecimentos, se iniciará no método da pesquisa e da reflexão.”
Esse formato é internacionalmente conhecido e é a condição para ser aceito na comunidade acadêmica.
Qual a importância do trabalho científico?
Registra e divulga o conhecimento e, por conseguinte, a sua evolução, pois, quando analisado pelos pares, sempre haverá quem acrescente algo ou refute. É nesse contexto que temos ciência.
"E quando não temos ciência, necessariamente impera o senso comum e a intuição, carregados de ideologias.” (MACHADO, 2006, p. 47)
Desmistificando a pesquisa, um paralelo entre a vida e a pesquisa acadêmica.
Fazemos pesquisa todo dia!
A pesquisa acadêmica
Dicas:
- Surge uma demanda qualquer na nossa vida, que precisa ser atendida, resolvida.
- Quando muito complicada, dividimos em partes.
- Interpretamos a demanda e definimos o que deve ser cumprido.
- Temos uma ideia pré-concebida do que virá pela frente.
- Agregamos e relacionamos à demanda a nossa experiência de vida e os exemplos de outrem.
- Analisamos a melhor forma de atender à demanda.
- Criamos as condições adequadas.
- Executamos o que pretendemos.
- Depois de executado, analisamos e verificamos o que conseguimos.
- Tiramos conclusões a respeito. Foi bom? Deu certo? Era isso mesmo? Essas conclusões servirão para aplicarmos em outra ocasião da vida.
A pesquisa acadêmica
- Como pesquisador, temos uma inquietação acerca de certo tema.
- O tema é muito amplo, resolvemos delimitá-lo e afunilá-lo.
- Criamos os objetivos da pesquisa.
- Apresentamos os nossos pressupostos.
- Buscamos a fundamentação teórica para servir de base à investigação e à análise dos dados.
- Optamos pelo melhor método, de acordo com a natureza e tipo da pesquisa.
- Preparamos os instrumentos para coleta de dados.
- Fazemos a pesquisa propriamente dita.
- Analisamos e discutimos os dados colhidos.
- Tecemos as nossas considerações finais, confrontando com os objetivos da pesquisa. E a nossa pesquisa poderá ser utilizada por outro pesquisador.
Dicas:
- Inicie com antecedência, não deixe para a última hora;
- Utilize o seu campo profissional e suas experiências para tirar a ideia para o trabalho;
- Afunile o seu tema, não adote abordagens amplas;
- Fique sempre atento ao trabalho, nesses momentos pode ocorrer um insight;
- Faça monografia de algo que você já conhece é menos dificultoso;
- Não tenha medo de escrever;
- Discuta junto com o seu orientador;
- Siga as normas do Manual de Normalização.
MACHADO,
Ana Maria Netto. A Relação entre a autoria e a orientação no processo de
elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria
Netto (Org.). A Bússola do Escrever: desafios e estratégias na orientação de
teses e dissertações. 2.ed. Florianópolis: UFSC; São Paulo: Cortez, 2006.
p.45-66.
SEVERINO,
Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.
Biblioteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!