Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Quais são os negócios “quentes” do momento?


Eu recebo recorrentemente perguntas de “candidatos” a empreendedores sobre quais são os negócios “quentes” do momento, as tendências mais promissoras e as melhores oportunidades para empreender. Minha resposta para esta questão muitas vezes frustra a expectativa do interrogante, pois afirmo que o melhor setor é o que ele conhece! Explico aqui o porquê: um dos fatores mais fundamentais para o sucesso de um negócio é o conhecimento que o empreendedor tem sobre o mercado que irá atuar, o quanto conhece sobre os clientes, os potenciais parceiros e especialmente os concorrentes (lembre-se da “Arte da Guerra” de Sun Tzu), destacando que obter este conhecimento pode demandar muito tempo e trabalho. Assim, optar por um setor que você não conhece irá exigir muita dedicação e um tempo significativo para que passe a dominá-lo, enquanto que se procurar atentamente no segmento que você já a conhece, irá não só economizar isto, como terá mais chances de sucesso.

Minha experiência diz que em vez de ficar tentando verificar as “cores do mar” (parodiando os “oceanos azul/vermelho”) é melhor avaliar se é um mar “agitado” pelas ondas ou “calmo” como uma piscina, sem ventos para atrapalhar. Para aqueles que acham que este último não tem boas oportunidades por ser muito parado e que é melhor surfar uma “onda” para andar mais rápido, eu contradigo que é exatamente pela maioria acreditar nisto que nele se encontram os “grandes peixes” e lembro que “o tempo dos barcos a vela já passou”; hoje já temos disponíveis “motores possantes” (ex.: capital abundante, a internet, etc.) para acelerar mais rápido que qualquer onda por mais veloz que seja.

Infelizmente sinto que minha resposta muitas vezes acaba sendo ignorada, pois os modismos acabam predominando; é impressionante como quase todo mundo tem a mesma ideia ao mesmo tempo; para exemplificar, há uns dois anos eu recebia dezenas de projetos de sites de compras coletivas. Depois passei a receber inúmeros projetos de sistemas de agendamento de consultas. Mais recentemente surgiu uma leva de startups de serviços de solicitação de taxi. Enfim, estas ondas surgem e desaparecem com a mesma velocidade e no final restam apenas um ou dois players, os líderes, que tiverem maior capacidade de execução, seja pelos recursos financeiros que tinham e/ou pela sua competitividade, muitas vezes a custos muito altos, devido a canibalização causada pela concorrência acirrada.

Outro fenômeno muito comum é o da adoção de tendências mesmo sem que elas agreguem valor para o negócio ou façam sentido para o mesmo. Quem não se lembra, ou ainda ouve “meu negócio é social-…” ou então, “meu serviço é gameficado” mesmo que se trate de um site para monjes tibetanos. Além de soar artificial, pois é óbvio para o ouvinte que não faz o menor sentido, dá a sensação de quem está conduzindo o negócio não tem noção do que está fazendo, por isto apela para os termos da moda para parecer que está na “crista da onda”.

Assim, seguir nas “ondas” somente por que é uma tendência “quente” não irá assegurar-lhe ou sequer aumentar suas chances de sucesso, pelo contrário, você irá entrar num mercado com uma competição feroz, em que para ser vencedor precisará além de muita competência, grande volume de recursos financeiros e o pior: que provavelmente você conhece pouco. Por isto, ao pensar em seu próximo negócio, em vez de ir buscar oportunidades longe de onde está, olhe bem a sua volta, pois poderá encontrar uma mina de ouro bem embaixo dos seus pés.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...