Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Todo mundo precisa ceder













Presidente da Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas


O Brasil que nos chega por meio das mais variadas mídias respira a palavra crise.

É uma ausência de valores básicos tão descarada e desmedida, uma banalização tão eloquente de tudo aquilo que desvirtua a nossa cidadania e a nossa capacidade de sobreviver e de crescer nesse cenário, que só nos restam duas opções: ou acreditamos em terra arrasada (que nem de longe assim está, embora o queiram fazer parecer), ou entendemos esse momento como o da sacudida necessária para que analisemos o país que temos e o país que queremos, a fim de mudar seus rumos em todas essas instâncias que hoje são de crise.

E isso só será possível por meio do diálogo construtivo, utopia que precisa dos que nela acreditem. Bem, meu amigo, eu sou um homem que crê no utópico, na necessidade de edificar soluções sob as sólidas bases do dito popular: “Muitas vezes é perdendo uma batalha que se ganha a guerra”, ou seja, todos precisam ceder, para que essa disputa política que sangra o país seja estancada.

Enquanto os interesses de poucos preponderam sobre o sofrimento de muitos, toda a cadeia produtiva do país padece neste momento. É chegado o momento de inverter a ordem, de o sofrimento de muitos preponderar sobre os interesses de poucos. Recentemente, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em parceria com o SPC Brasil, divulgou o indicador de inadimplência. Como já era esperado, houve crescimento desse indicador em todas as regiões do Brasil, o que comprova a forte chegada da 
crise aos bolsos do consumidor.

A aprovação de medidas econômicas necessárias ao fim da crise exige negociação. A recuperação da credibilidade do Governo exige o apoio da sociedade civil. É papel dos que neste momento estão envolvidos numa verdadeira “briga de foice” nas altas instâncias do poder privilegiar a nação e os eleitores. Chega dessa picuinha no Congresso e no Senado. Chega desse empurra-empurra de responsabilidades, dessa disputa pós-eleitoral sem data para acabar. Engana-se quem pensa que o povo não sabe votar. Aguardem as urnas e verão que em nenhum dos lados desse cabo de guerra o eleitor estará. O que conta para o empresariado e para o cidadão comum, ambos integrantes da força de trabalho que sustenta o país, é o fim dessa disputa que paralisa o país.

Se por um lado o governo precisa apresentar uma proposta para a abertura do diálogo e se colocar disponível para eventuais mudanças, por outro lado é preciso que a oposição esteja aberta às possíveis negociações. O Congresso retornou aos trabalhos. É tempo de baixar a guarda e fazer com que 2016 seja melhor do que 2015. Ambas as partes precisam ceder. Como disse o Nobel de Literatura Bjornstjerne Bjornson, “Na política, a verdade e a ação devem esperar o momento em que todos precisem dela”. Se nossos homens públicos ainda não sabem, informo-lhes de que esse momento é chegado. Mais diálogo, mais ação e menos confusão!

Jornal O Povo – 17/02/2016
Honório Pinheiro
presidente@cndl.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...