Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mais doações de livros

Recebemos do aluno Felipe Carneiro Gonçalves e de Fábio Souza Ribeiro, as doações abaixo, as quais resenhamos para facilitar sua escolha. Outros títulos de Direito compõem a última doação de Felipe, que já sinalizou uma nova muito em breve. Aguardem!


  














FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano. 3. ed. São Paulo: Objetiva, 2009.
"O Mundo é Plano" é uma análise oportuna e imprescindível da globalização, seus êxitos e opositores, realizada com rigor e clareza por um dos mais respeitados jornalistas norte-americanos. O achatamento do mundo, argumenta Friedman, é uma força positiva - para os negócios, para o meio ambiente e para as pessoas do mundo inteiro. Os avanços das tecnologias e da comunicação conectam os indivíduos como nunca antes - criando uma explosão de riqueza na Índia e na China e desafiando o resto do mundo a correr para não perder terreno. 

SACK, John. A conspiração franciscana. Rio de Janeiro: Sextante, 2007. 440 p.
Em 1230, a Ordem dos Franciscanos dissimulou os estigmas da pele de São Francisco de Assis e escondeu o lugar exato de sua tumba, que só seria descoberta 600 anos depois. Que segredo terrível e ameaçador a Igreja desejava ocultar?Traduzido para mais de vinte países, , A conspiração franciscanaé uma obra de ficção baseada em fatos reais que prende o leitor do começo ao fim. Pouco antes de morrer, frei Leo, um grande companheiro de São Francisco, escreve uma carta de despedida para seu amigo Conrad e esconde nos ornamentos do pergaminho uma mensagem que faz referência a acontecimentos misteriosos da vida do santo.
Preocupado com as possíveis implicações políticas e religiosas da carta, Conrad abandona seu isolamento nas montanhas e atravessa a Itália para encontrar explicações.
Que motivação estaria por trás da atitude de frei Leo? E por que mandara uma mensagem cifrada? Ao buscar respostas, Conrad descobre uma armação de altos membros do clero para proteger um segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da Igreja Católica, colocando em risco sua vida, seus votos e sua própria fé. Numa trama cheia de suspense, romance e aventura, A conspiração franciscana conduz o leitor por histórias paralelas que pouco a pouco vão se cruzando e revelando conexões surpreendentes.

PAMUK, Orhan. Neve. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 487 p.
'Neve' conta a história de Ka, poeta exilado na Alemanha, que viaja a uma pequena cidade turca sob o pretexto de investigar a onda de suicídios entre jovens muçulmanas que assola o vilarejo. Durante essa visita, uma nevasca bloqueia todas as estradas, insulando a cidade do resto do mundo. É nesse clima de isolamento que um veterano ator e sua mulher aproveitam para liderar um golpe militar. Embora tenha se distanciado da política há muitos anos, Ka é alçado a protagonista involuntário dessa revolução. Nada menos apropriado para um escritor cujos desejos são apenas registrar as poesias que lhe escapam há anos, mas que agora passam a fluir com extrema naturalidade, e se casar com Ìpek, antiga colega de escola. Mas o turbilhão provocado pelo golpe traz à tona a truculência das forças de segurança, antigos ajustes de contas e o radicalismo de alguns militantes islâmicos. Enquanto Ka tenta se equilibrar entre as diversas facções em choque, vê a cidade se tornar um microcosmo dos conflitos raciais, políticos e étnicos da Turquia, além de palco da sua tragédia pessoal.

LUFT, Lya. Perdas e ganhos. Rio de Janeiro: Record, 2006. 156 p.
Entre alegrias, descobertas, decepções e buscas, em PERDAS E GANHOS a autora busca dar um testemunho pessoal sobre a experiência do amadurecimento. Convoca o leitor para ser seu amigo imaginário: cúmplice e companheiro de reflexões que vão da infância à solidão e à morte, ao valor da vida e à transcendência de tudo. Lya divaga, discute e versa, com ímpeto, compaixão, e muitas vezes bom humor, sobre velhice, amor, infância, educação, família, liberdade, homens e mulheres, gente de verdade... e conclui que o tempo passa mas as emoções humanas não mudam, revelando que é preciso reaprender o que é ser feliz.
Um livro sensível, delicado e inquietante de uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade, premiada pela crítica e consagrada pelos leitores.

VIGLIAR, José Marcelo. Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos: apontamentos. Salvador: Edições Podivm, 2005. 113 p.
A coleção "Temas de Processo Civil" tem o objetivo de servir de veículo de divulgação de monografias sobre temas importantes e controvertidos do processo civil; obras curtas mas completas, visam atingir não só o estudante, nos seus diversos níveis (concursandos, graduandos e pós-graduandos), mas também o profissional, que precisa de livros que "verticalizem" determinados temas, não encontráveis com a profundidade almejada nos "manuais". Interesses difusos e coletivos trata do grupo de pessoas indeterminadas (absoluta irrelevância da determinação subjetiva dos sujeitos que integrem a coletividade) e da identificação clara de uma categoria ou classe de pessoas (relevância na determinação da titularidade coletiva-o grupo, muito embora se mantenha a irrelevância da determinação subjetiva de seus integrantes).

BOBBIO, Noberto. Teoria do ordenamento jurídico. Brasília: Editora UnB, 1999. 184 p.
Curso que Bobbio proferiu na universidade de Turim entre 1959 e 1960, para o primeiro ano da turma de Direito. Nele, analisa problemas concretos postos pela experiência jurídica, tornando-se um livro referência para juristas.

PINTO, Agerson Tabosa. Teoria geral do estado. Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2002. 208 p.
Experiência do autor na disciplina de TGE com o desejo de melhorar a ajuda aos estudantes e de aperfeiçoar o serviço docente. Envolve temas de direito constitucional e ciência política, recorrendo a sociologia para explicar "porque sociedade e estado são grupos sociais diferentes; porque a sociedade precede ao estado; porque o controle social é diferente de controle jurídico; e porque uma sociedade sem direito".

GROGAN, John. Marley e eu: a vida e o amor ao lado do pior cão do mundo. São Paulo: Prestígio Editorial, 2006. 211 p.
John e Jenny haviam acabado de se casar. Eles eram jovens e apaixonados, vivendo em uma pequena e perfeita casa e nenhuma preocupação. Jenny queria testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter vindo com esse 'dom' no DNA, justamente porque matara uma planta, presente do marido, por excesso de cuidado - afogando-a. Então, eles decidiram ter um mascote. Vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; só depois têm uma rápida visão do pai, Sammy Boy, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro. Rezam para que Marley tenha puxado à mãe, porém suas 'preces' não são atendidas. A vida daquela família nunca mais seria a mesma... Mas, acima de tudo, o coração de Marley era puro... Linda história que depois virou filme.Lya Luft é uma mulher de seu tempo, e sobre ele dá seu testemunho em tudo o que escreve, especialmente neste novo livro. Uma mulher madura que já experimentou perdas e ganhos, mas mantém o otimismo, ama a vida, se diz um bicho de sua casa, embora pouco doméstica, considera sua família o centro da vida, e a vida mais importante do que a literatura.

HÉLIO, Mário. João Carlos Paes Mendonça: vida, idéias e negócios. Recife: Editora Ática, 2004. 322 p.
Este livro, perfil biográfico do empresário João Carlos Paes Mendonça, é também um relato sobre o Brasil, da década de 30 até hoje. Não sendo um manual de como se chegar ao sucesso, é mais uma fonte para a compreensão das idéias e acontecimentos que fizeram do self-made man João Carlos uma referência obrigatória no mundo business do país. Nele, a cada vez mais eficiente escrita do jornalista Mário Hélio consegue dupla vitória: deixar o leitor à vontade não somente com a história do país e do mundo como promover e gerar uma proximidade verdadeiramente humana com o responsável pelo crescimento do grupo Bompreço. Aliás, ambos têm algo em comum em sua estética: gostar de gente. Foi com essa preocupação que João Carlos fez sua caminhada ao sucesso, tanto quanto foi de gente - não meramente de personagens - que o autor construiu a tessitura deste relato conciso e, sobremaneira, sensível da vida, das idéias e dos negócios de João Carlos Paes Mendonça.

Resenhas extraídas dos sites de livrarias e/ou efetuadas a partir de trechos dos próprios livros.

Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...