Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Receita para uma apresentação de sucesso








10 dicas para montar uma apresentação de impacto
Especialista compartilha sugestões de como chamar a atenção do seu público

Por Alexandre Finelli


“De nada adianta você ter uma ideia ou um projeto belíssimo se o valor dele não consegue ser percebido por parte do público.” É com essa afirmação que Eduardo Adas, fundador da Soap (State of the Art Presentation), define a importância de elaborar uma apresentação de impacto para divulgar a sua ideia de negócio. “Já vimos grandes ideias e projetos morrerem na praia na hora de uma apresentação. É um momento decisivo, em que a construção de uma história deve ser focada no benefício que sua ideia pode trazer à audiência.” 


Criada em abril de 2003, em São Paulo, e hoje presente em seis países além do Brasil (Estados Unidos, Portugal, Itália, Espanha, França e Angola), a Soap é uma empresa especializada em elaborar apresentações corporativas. As técnicas utilizadas pela empresa foram criadas a partir do histórico pessoal e profissional de Adas e de seu sócio, Joni Galvão. “Nosso grande desafio é transformar apresentações longas e chatas em grandes histórias, focadas não apenas na razão, mas principalmente na emoção”. Para isso, eles investem pesado em ilustrações e demais recursos gráficos. 

A parte visual é crucial, mas há também um foco especial no apresentador. “Ele é o protagonista. O material é um apoio que pode aumentar suas chances na hora de conquistar seu público”, diz Adas. 

Cada apresentação deve estar adequada às seguintes variáveis: o objetivo de sua reunião, o perfil do público alvo, o tempo disponível, o perfil do apresentador e o contexto. “Qualquer apresentação deve se concentrar em como você vai melhorar a vida de quem assiste a ela.” 

Abaixo, Adas compartilha dez dicas preciosas para empreendedores que estão preparando uma apresentação eficiente conquistarem sua audiência, seja para conseguir um recurso financeiro com investidor ou para mostrar a concepção de um produto novo. 

1. Defina um objetivo: tenha em mente que uma apresentação não é um fim, mas um meio para aumentar suas chances de sucesso em uma reunião ou evento. O PowerPoint é apenas uma ferramenta, um apoio para ajudá-lo a contar uma história com foco no benefício que deseja trazer para seu público. 

2. Marque um novo encontro: raramente conseguimos “vender” determinada ideia na primeira reunião, ou seja, na maior parte das vezes, o sucesso de um encontro está na conquista do próximo. Dessa forma, o conteúdo deve estar focado nesse objetivo, que é marcar a próxima reunião. 

3. Veja com quem está falando: estude e pesquise a fundo o perfil do seu público, o que ele já sabe e quais seus projetos e prioridades que estão em andamento. 

4. Siga um cronograma: crie uma história com começo, meio e fim. O roteiro dessa história deve estar centrado no beneficio maior que você deseja trazer para o público presente. 

5. Seja verdadeiro: não oculte seus pontos fracos que já são públicos. Em vez disso, procure mostrar os projetos para superá-los. 

6. Faça um rascunho: só abra o PowerPoint quando tiver claro o roteiro de sua história no papel ou no Word. Começar pelo PPT é como pensar em criar um filme e procurar logo a câmera. A filmagem só começa quando o filme está pronto no storyboard. Vá em busca de sustentação (dados, gráficos, tabelas, exemplos) só depois de ter claro o roteiro de sua história. 

7. Não enrijeça: traga muita emoção para sua história. As decisões são bastante influenciadas pela emoção, não apenas pela razão. 

8. Estude sua apresentação: tenha a história na cabeça. A primeira evidência de que sua apresentação pode ser boa é quando o apresentador sente-se capaz de fazer a apresentação até sem PowerPoint. O protagonista de uma apresentação é o apresentador. O material deve servir como apoio para o apresentador e como complemento visual para o entendimento e a manutenção da atenção por parte do público. 

9. Evite excessos: em uma apresentação presencial, deixe o mínimo de texto na tela. O excesso traz basicamente dois problemas: desconfiança e dispersão por parte do público. 

10. Ensaie, ensaie e ensaie de novo: treine muito para a apresentação e planeje cada etapa de sua reunião. Quando você tiver a história na cabeça, sua adrenalina estará sob controle.


Publicado originalmente em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...