Confira abaixo o sumário da última edição da Revista HSM (Fevereiro n.96), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!
SUMÁRIO
ALTA GERÊNCIA
18 Em vez de prisão, liberdade
Esqueça os filmes de Hollywood: o
líder eficaz não é o que toma todas as decisões, mas o que delega tarefas,
tratando os outros como seres livres. Por John Davis.
32 Em que época você vive?
O líder da organização mais inovadora
da atualidade, o MIT Media Lab, quer virar os gestores de ponta-cabeça com os
paradigmas d.i. (depois da internet). Entrevista com Joi Ito
54 PepsiCo, um passo à frente e dois
para trás?
É dura a vida de quem faz mudanças;
Indra Nooyi que o diga: a CEO da gigante dos refrigerantes vinha investindo
pesadamente em produtos saudáveis até que Wall Street reclamou e ela teve de
recuar (um pouco).
98 A década perdida da liderança Os primeiros dez anos do século 21 fortaleceram os líderes empresariais errados: o impostor, o caçador de glórias, a estrela cadente, o racionalizador, o solitário. Mas agora os ventos sopram em outra direção. Entrevista com Bill George.
EMPREENDEDORES
64 Freelancer.com, a nova leiloeira
da internet Se há um trabalho a ser feito, há alguém disposto a realizá-lo. O
australiano Matt Barrie uniu as duas pontas por meio de um pregão virtual. E
como vem crescendo... Reportagem H5M Management
EMPRESAS
40 "Vamos fazer história nesse
mercado"
O CEO da Brasil Kirin, antiga
Schincariol, detalha as novas estratégias da empresa, discutindo da influência
japonesa ao campo de ação brasileiro. Entrevista com Sino Di Domenico
90 Já ouviu falar do Pinterest?
Esse bem-sucedido site de
compartilhamento de imagens não vende produtos, mas pode representar um novo
paradigma para o comércio eletrônico. Reportagem Fast Company
ESTRATÉGIA
60 Razão de ser
Você já se perguntou por que e para
quem sua empresa é importante? Se não, segundo essa especialista de Harvard,
você não entende de estratégia. Entrevista com Cynthia Montgomery
FINANÇAS
136 Evite que a incerteza o engesse
Aprenda a realmente avaliar riscos de projetos promissores, especialmente os
que trazem grandes inovações. Estudo McKinsey
GESTÃO DE PESSOAS
50 Desconexão
E se a empresa que você pensa estar
administrando não for a mesma para a qual as pessoas trabalham? Reportagem The
Conference Board Review
INOVAÇÃO
38 O erro capitalista e a ilusão de
Robin Hood Está tudo errado: precisamos de um modelo de inovação que gere
trabalho novo e, assim, crie empregos não exportáveis. Por Silvio Meira
94 Reprograme seu DNA para ser
criativo Se os inovadores deixaram as empresas, quem ficou precisa tornar-se
inovador. São cinco as competências para isso: associar, questionar, observar,
fazer networking e experimentar. Por Clayton Christensen, Jeff Dyer e Hal
Gregersen
MARKETING
46 Grande irmão Especialista da
University of Pennsylvania alerta: os consumidores estão incomodados com a
publicidade invasiva e as companhias não lhes prestam atenção. Entrevista com
Joseph Turow
SUSTENTABILIDADE
130 Amyris, entre o céu e o
purgatório Ela está desenvolvendo um combustível alternativo baseado em uma
levedura geneticamente modificada que transforma o caldo de cana em diesel. Mas
sobram críticas. Reportagem Fast Company
ESPECIAL
101 O MELHOR DA HSM EXPOMANAGEMENT 2012
Competitividade artificial... O objetivo de inovar deve ficar claro para as empresas: é preciso fazê-lo para resolver os graves problemas da humanidade. Isso demanda um salto de gestão e também a busca de um caminho do meio entre as práticas adotadas, além da inclusão, para valer, de stakeholders como as mulheres e os jovens das gerações Y e Z. e de um redesenho do mapa-múndi. Com Roger Martin, Jim Collins, Youngme Moon, Gustavo Franco, Stuart Hart, Michael Porter, Howard Schultz, Miguel Nicolelis, Ken Robinson, Don Tapscott, Graça Foster, Ram Charan, Dan Ariely e outros
DIRETO AO PONTO
08 MARKETING / CONTAGEM REGRESSIVA
COM GENEVIEVE BELL A "arma secreta" da Intel apresenta sua
perspectiva antropoãgica.
10 EMPREENDEDORES 1 / RETORNO SOCIAL,
SIM Conheça a Finca International, organização que financia empreendimentos dos
mais pobres.
12 ESTRATÉGIA / ONDE ESTÃO DINHEIRO
Especialistas de Wharton questionam o modelo de negócio do Twitter,
14 EMPREENDEDORES 2 / A AFFECTIVA
TRADUZ EMOÇÕES Essa empresa vai descobrir o que significa seu sorriso.
16 AGENDA 2020 / GLÓRIA PASSAGEIRA À
VISTA O professor Paulo Vicente dos Santos Alves, da FDC, desenha quatro
cenários para os megaeventos esportivos no Brasil.
ASSUNTO PESSOAL
140 GESTÃO DO TEMPO / AGENDA DE CEO Infografia
revela como os presidentes de empresas distribuem seu tempo.
142 LEITURA / O ALGORITMO DA
INTELIGÊNCIA Em How to Create a Mind, Ray Kurzweil explica por que a
inteligência humana é perfeitamente transferível para o computador. Outras
novidades vêm de Ram Charan, Thomas Davenport e Philip Awerwald.
144 LÍDERES / VINCE LOMBARDI, COACH
DE EQUIPES A trajetória do maior treinador de futebol americano de todos os
tempos.
20 PENSAMENTO NACIONAL CORPORATIVO
GESTÃO DE ALTA COMPLEXIDADE Tomar decisões com base em visões conflitantes -a
do gestor (voltada para a relação custo-benefício) e a do médico (focada no
benefício)- é uma das lições do Hospital Sírio-Libanês para todas as
companhias. Entrevista com Paulo Chapchap
26 PENSAMENTO NACIONAL ACADÊMICO SUA
EMPRESA SE PLANEJA PARA O EFEITO KINECT? Por incrível que pareça, é necessário
haver uma "estrutura" para que os gestores possam desenvolver
estratégias emergentes. Por Pedro Zanni, Luís Eduardo de Carvalho, Germán
Alfonso e Saulo Bonassi
146 O QUE ELES DISSERAM NA HSM
EXPOMANAGEMENT 2012
Biblioteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!