Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Saiba como estudar sozinho em casa‏



Estudar sozinho em casa ou possuir disciplinas online é um grande desafio para muitas pessoas. Entender o cérebro e utilizá-lo melhor para um bom desempenho é fundamental. Saiba como estudar sozinho, manter o ritmo e ter um excelente desempenho.

1 - Estabeleça autocontrole
Estudar em casa exige muito autocontrole. Estabeleça metas, horário para dormir, resolver as pendências do estágio ou do trabalho. Dormir bem, por exemplo, restaura as sinapses, elo transmissor entre os neurônios e melhora o funcionamento do cérebro. Oito horas de descanso é o ideal.


2 - Padronize o ambiente
O ambiente de estudos precisa estabelecer padrões. Como o cérebro não foca em duas coisas ao mesmo tempo, simplicidade e silêncio ajudam na concentração. Procure um ambiente que não irá afetar a sua concentração, tirar a sua atenção nos estudos. Tenha preferência por um ambiente calmo, ventilado, silencioso e organizado.


3 - Respeite seu limite
A concentração diminui a cada 50 minutos seguidos de estudos, de acordo com pesquisas. O ideal é dar pequenas pausas a cada 10 ou 15 minutos. Vale olhar a paisagem, a natureza, o mar, beber um copo com água ou um chá. Depois você vai voltar com muita disposição e força de vontade para dar continuação.


4 - Políticas de metas
Nossa atenção é um pouco "interesseira", por isso, é importante que você estabeleça bem as suas metas de leitura, é como aquela famosa maratona de estudos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), planeje os dias que irá elaborar suas atividades, por exemplo, segunda-feira, entre 16 e 17h, é preciso concluir o capítulo 1 do livro X, de 17 às 18 concluir o capítulo 2 do livro Y, e assim, de segunda à sexta você fecha sua semana de estudos com chave de ouro. Para aqueles que fazem estágio ou trabalho e aproveitam os finais de semana para dar uma reforçada na matéria, também é importante, claro que você não vai deixar de aproveitar seu final de semana, nem que seja uma hora reunido com a família, não é mesmo?


Além destas dicas, procure resolver atividades diárias como simulados e provas extras, vai te ajudar a ter um melhor desempenho em provas. Também procure não exagerar, além de fazer pausas, procure estabelecer quanto tempo você realizará cada atividade, para que não se estresse e acabe acumulando muitas tarefas, resultando futuramente em baixa produtividade. Quando estudar um determinado assunto, procure fazer uma pequena redação elaborando um resumo dos assuntos abordados, para que fixe bem as informações. Seguindo estas dicas, você saberá como estudar sozinho e ter um desempenho maravilhoso.

Com informações da redação Faculdade CDL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...