Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Como se manter motivado nos estudos?

Você só estuda e estuda, quebra a cabeça com aquela matéria. Calma, é normal! O grande estímulo é se manter motivado diante de todos esses desafios. A sua preocupação com as notas só aumentam mais e mais, além disso, conciliar trabalho ou estágio com os estudos se torna ainda mais desafiador. Diante disso tudo fica aquela pergunta: como se manter motivado nos estudos?


Pense positivo

Não adiante ficar pensando naquela matéria que você mais tem dificuldade. Ou pensando naquilo que deveria ser revisado, os ainda os conteúdos anteriores que não foram aperfeiçoados por você. Tente manter seu cronograma, caso aconteça algum imprevisto, mantenha o foco e procure não desviar sua atenção dos assuntos abordados em sala de aula e que irão ser cobrados.


Faça uma lista com os assuntos aprendidos durante o dia

Procure reconhecer o que já foi abordado em sala de aula e com as avaliações você conseguiu tirar ótimas notas, isso já é um bom passo para que você mantenha sua motivação em dia. Mesmo com alguns conteúdos que não foram totalmente estudados por você, seja por falta de tempo ou por algum imprevisto, ao final do dia, faça uma lista com o que já foi aprendido ou o que precisa estudar para fazer aquele reforço antes das provas.


Deixe de lados as desculpas

"Não sei", "não entendi", "não tive tempo", "não sei por onde começar". Desculpas como estas devem ser deixadas para trás. Organize-se, não permita que a negatividade ou as desculpas invadam sua mente. Acredite que esta é uma fase importante de sua vida, pois ou você está se preparando para passar no tão temido vestibular ou procurando ser um profissional de sucesso, buscando novos conhecimentos em sala de aula.



Divida a matéria em tópicos

Segundo matéria divulgada no Portal da Revista Exame, algumas dicas são fundamentais para que o estudante mantenha a motivação. Se a matéria for macroeconomia, por exemplo, Alex Mendes, professor de economia da Academia do Concurso, recomenda que o concurseiro escolha um tópico e estipule um prazo para concluir. Para ele, além de facilitar a organização, à medida que o candidato avança nos tópicos, a produtividade aumenta e o aprendizado da disciplina como um todo fica mais fácil.


É comum de início não manter-se atualizado por conta da grande demanda de atividades, trabalho, avaliações etc, mas segundo recomendam especialistas, é importante dividir as matérias por tópicos e aqueles assuntos que você considera mais difíceis deixe para o final, procurando assim, resolver aqueles assuntos que a princípio sejam mais fáceis. Seguindo estas pequenas dicas, você estará pronto para manter a motivação em sua rotina estudos.

Com informações da redação Faculdade CDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...