Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 10 de março de 2016

O que é gestão comercial?

A gestão comercial envolve a gerência dos recursos que fazem parte da atividade comercial, como o próprio nome já diz. Toda empresa no mercado tem que lidar com esse lado do seu negócio, porém nem toda organização possui profissionais equipados com as técnicas gerenciais específicas da área. A importância desse tipo de gestão está justamente em concentrar esforços particulares na eficiência das vendas, atendimento ao cliente, logística da atividade comercial, entre outros aspectos e processos gerenciais.

Entre os conhecimentos relevantes para a gestão comercial estão alguns como gestão de pessoas e tecnologia da informação, por exemplo, que possibilitam o aumento da rentabilidade, bem como a flexibilização do processo de comercialização. Técnicas e estratégias de relacionamento com o cliente, assim como conhecimento das características e hábitos de consumo da população também devem fazer parte do leque de conhecimentos da gestão comercial.

As atividades e competências exercidas pelo profissional ligado a esta área, ou por um departamento de gestão comercial de uma empresa, são variadas. Mas, em geral, estão ligadas ao processo de comercialização e seus diferentes estágios. Estes são alguns exemplos dos conhecimentos que devem ser buscados e aplicados para a eficiência da gestão comercial:
Conhecimento das operações básicas do varejo e identificação das informações necessárias à otimização destas operações (incluindo a definição de uma tecnologia informática para obtenção e análise de informações neste sentido)
Estruturação dos produtos oferecidos em “famílias”, aplicando a administração por categoria
Definição do capital de giro necessário para manter o estoque (com base em giro médio diário e prazos de reposição)
Análise de perfis de clientes
Análise da concorrência e definição de métodos para o estabelecimento de preços e promoções
Implantação de sistemas de comércio eletrônico.

Carreira

Em relação a opções de carreira e áreas de atuação, quem trabalha com gestão comercial pode fazê-lo de muitas formas diferentes. Gerência de lojas ou operações, analista de resultados e supervisor de operações são algumas funções dentro da gestão comercial. Por se tratar de setor em expansão, a área também oferece oportunidades para analistas de pesquisa de marketing, analistas de localização de ponto estratégico para o negócio, assessores ou coordenadores de operações, assistentes e coordenadores ou gestores de varejo ou de atacado. O salário varia de acordo com as atividades exercidas.

Apesar de a questão "O que é gestão comercial?" ter uma resposta clara e talvez já conhecida, os desdobramentos dessa área de atuação estão se desenvolvendo para acompanhar as transformações do mercado, que demandam profissionais cada vez mais diferenciados e que pensem fora da caixa no que diz respeito a vendas e processos de comercialização. 

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Na Faculdade CDL, as oportunidades existentes para aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial são amplas e bastante diversificadas, tratando-se de um profissional preparado para assumir qualquer função no que se refere às negociações comerciais e mercadológicas da empresa, a elaboração e análise de planos e projetos promocionais e de divulgação, bem como a gestão das diversas unidades operacionais de empreendimentos do setor terciário de comércio e serviços.

Com relação ao mercado de trabalho para o tecnólogo em Gestão Comercial, merece destaque o fato de que o setor de comércio e serviços é o principal segmento da economia do Estado do Ceará, representando 58,6% do PIB e gerando 72,47% dos empregos formais. Considerando-se apenas o período de 1999 a 2005, o Estado acumulou saldo de 152,3 mil empregos. Destes, 69,5% tiveram origem no setor serviços, incluindo o comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...