Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Cuidados com as compras virtuais"

A comodidade de comprar um produto sem sair de casa com apenas alguns cliques, embora atraente, exige cuidados. Saiba como se proteger de fraudes e o que fazer caso a compra não chegue no tempo prometido.



No órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Fortaleza (Procon), apenas este ano, já existem 145 queixas relacionadas a compras pela internet, das quais 80 são por causa da demora ou da não entrega do produto.

São casos parecidos com o da estudante Thalyta Bonfim, que comprou pela internet um livro de uma empresa norte-americana. Na hora do pedido, a loja informou que o período médio de entrega era de um mês. Depois de dois meses de espera e de muitas reclamações, a loja devolveu o valor do frete, deu a Thalyta U$ 10 de crédito para as próximas compras e disse que se o produto não chegasse em até dez dias, ela poderia escolher entre receber outro livro ou ter o valor reembolsado. O produto chegou quatro dias depois.

Já a administradora Carol Alencar comprou um computador em 2010. O produto não chegou, mas as prestações foram descontadas em seu cartão de crédito. Após três meses de espera, ela levou o caso à Justiça.

Carol conta que na época necessitava de um computador para trabalhar e precisou comprar outro. “Eu acabei pagando por dois”. Cerca de seis meses após a compra, ela recebeu o ressarcimento do valor, mas até hoje aguarda decisão judicial sobre uma indenização.

Direito do consumidor

Não existem leis que tratem especificamente de vendas pela internet. Na maioria dos casos, usa-se o que já está previsto no Código de Defesa do Consumidor ou no Código Civil.

João Ricardo Vieira, secretário do Procon, explica que o prazo para entrega da compra é o que ficar acordado entre a empresa e o cliente. Se o período for extrapolado, ele recomenda que se procure ajuda nos órgãos de defesa do consumidor.

Caso o cliente queira ainda desistir da compra, ele tem um prazo de sete dias – contados a partir do momento em que recebeu o produto.

W. Gabriel de Oliveira, especialista em mídias digitais, recomenda “não comprar às cegas”. Na própria internet é possível verificar a confiabilidade das lojas e dos produtos, por meio de sites como o Reclame Aqui – que lista as reclamações sobre empresas e usa os dados para ranquear as melhores e piores para fazer compras.

Ele recomenda também que o consumidor verifique se o site de compras tem selo de segurança.

A segurança das lojas online é analisada por empresas especializadas em segurança virtual, que atestam a confiabilidade dos sites. Geralmente, as lojas virtuais que foram analisadas por estas empresas exibem um selo de segurança no rodapé da página.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Entre as reclamações que o Procon Fortaleza recebeu este ano, 35% são relacionadas a compras feitas pela internet. O problema mais comum é a demora ou não entrega do produto.

Serviço

Para tirar dúvidas sobre direito do consumidor

Onde: Procon Fortaleza

Endereço: Rua Major Facundo, 869

Informações: (85) 3105 1152 ou 151

Iane Parente ESPECIAL PARA O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...