A comodidade de comprar um produto sem sair de casa com apenas alguns cliques, embora atraente, exige cuidados. Saiba como se proteger de fraudes e o que fazer caso a compra não chegue no tempo prometido.
No órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Fortaleza (Procon), apenas este ano, já existem 145 queixas relacionadas a compras pela internet, das quais 80 são por causa da demora ou da não entrega do produto.
São casos parecidos com o da estudante Thalyta Bonfim, que comprou pela internet um livro de uma empresa norte-americana. Na hora do pedido, a loja informou que o período médio de entrega era de um mês. Depois de dois meses de espera e de muitas reclamações, a loja devolveu o valor do frete, deu a Thalyta U$ 10 de crédito para as próximas compras e disse que se o produto não chegasse em até dez dias, ela poderia escolher entre receber outro livro ou ter o valor reembolsado. O produto chegou quatro dias depois.
Já a administradora Carol Alencar comprou um computador em 2010. O produto não chegou, mas as prestações foram descontadas em seu cartão de crédito. Após três meses de espera, ela levou o caso à Justiça.
Carol conta que na época necessitava de um computador para trabalhar e precisou comprar outro. “Eu acabei pagando por dois”. Cerca de seis meses após a compra, ela recebeu o ressarcimento do valor, mas até hoje aguarda decisão judicial sobre uma indenização.
Direito do consumidor
Não existem leis que tratem especificamente de vendas pela internet. Na maioria dos casos, usa-se o que já está previsto no Código de Defesa do Consumidor ou no Código Civil.
João Ricardo Vieira, secretário do Procon, explica que o prazo para entrega da compra é o que ficar acordado entre a empresa e o cliente. Se o período for extrapolado, ele recomenda que se procure ajuda nos órgãos de defesa do consumidor.
Caso o cliente queira ainda desistir da compra, ele tem um prazo de sete dias – contados a partir do momento em que recebeu o produto.
W. Gabriel de Oliveira, especialista em mídias digitais, recomenda “não comprar às cegas”. Na própria internet é possível verificar a confiabilidade das lojas e dos produtos, por meio de sites como o Reclame Aqui – que lista as reclamações sobre empresas e usa os dados para ranquear as melhores e piores para fazer compras.
Ele recomenda também que o consumidor verifique se o site de compras tem selo de segurança.
A segurança das lojas online é analisada por empresas especializadas em segurança virtual, que atestam a confiabilidade dos sites. Geralmente, as lojas virtuais que foram analisadas por estas empresas exibem um selo de segurança no rodapé da página.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Entre as reclamações que o Procon Fortaleza recebeu este ano, 35% são relacionadas a compras feitas pela internet. O problema mais comum é a demora ou não entrega do produto.
Serviço
Para tirar dúvidas sobre direito do consumidor
Onde: Procon Fortaleza
Endereço: Rua Major Facundo, 869
Informações: (85) 3105 1152 ou 151
Iane Parente ESPECIAL PARA O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!