Marketing digital para o mundo real
"Hoje em dia temos o que chamo de elevado Grau de Atividade do Consumidor"
O escritor, consultor e palestrante
de marketing digital Conrado Adolpho, autor dos best sellers Google
Marketing e Os 8Ps do Marketing Digital, estará em Fortaleza neste fim
de semana para ministrar um curso sobre como aplicar a metodologia dos
8Ps do Marketing Digital a serviço do aumento dos lucros e receita de
negócios.
Neste artigo para O POVO, Adolpho antecipa a discussão do assunto.
A
comunicação na Internet é um processo de comunicação como tantos
outros. Há um emissor e receptor, porém, a grande diferença com relação a
veículos como TV ou rádio é que o receptor pode se transformar a
qualquer momento em um emissor e vice-versa. Daí, a designação de meio
interativo. Essa troca entre receptor e emissor de modo ativo por ambas
as partes faz com que a internet tenha regras bem diferenciadas com
relação a outros meios. E essa é a grande dificuldade que muitas
empresas têm para entender como conquistar o mercado nesse novo
ambiente.
A primeira dica que dou a tais empresas é entender
que, como em todo processo de comunicação, é fundamental que o emissor
da mensagem saiba que o processo comunicativo se inicia no receptor – em
quem está ouvindo, não quem está falando. Essa é a base de uma
comunicação eficiente. Para isso é necessário que quem está iniciando o
diálogo (sim, a palavra é “diálogo”, devido à comunicação bidirecional
que a web possibilita) entenda exatamente para quem está falando.
Há
alguns anos criei uma metodologia denominada 8Ps do Marketing Digital
que tem sido utilizada por muitas agências, empresas e profissionais de
marketing no Brasil e no mundo. O 1º dos oito passos denominados Ps é
justamente a Pesquisa sobre esse receptor da mensagem inicial. Tal passo
consiste no levantamento de dados de pesquisa e de interações diversas
dos consumidores com a rede. Uma mineração de pistas que os consumidores
deixam a cada post, a cada comentário, a cada busca.
Isso
só é possível hoje por alguns motivos que se somam e se potencializam
mutuamente. Hoje em dia temos o que chamo de elevado Grau de Atividade
do Consumidor. O consumidor hoje é muito ativo em termos de comunicação
no mercado. Ele bloga, ele compartilha, ele tweeta, ele curte e tantos
outros novos verbos criados pelos novos meios interativos. Isso acontece
em muito maior intensidade do que há 10 ou 20 anos devido às
possibilidades de interação que o consumidor tem. O consumidor hoje tem o
hardware (smartphones, notebooks e outros que estão cada vez mais
baratos e acessíveis), a infra-estrutura da rede (também cada vez mais
acessível e democrática) e o software (mídias sociais como Facebook,
Instagram e YouTube criados aos montes a todo momento em todo mundo).
Além disso, vivemos em um estado democrático de direito na maior parte
dos países do mundo, o que garante a expressão livre de sua opinião sem o
medo da punição pela crítica a um regime, marca ou pessoa.
Esses
quatro fatores – o hardware, o software, a rede e a liberdade de
expressão – fazem com que o consumidor hoje não precise mais guardar sua
opinião para si, ou por falta de ferramentas para expô-la ou por falta
de um sistema que garanta este direito. Ele critica e elogia. Ele
compartilha e comenta. E isso é ótimo para o mercado como um todo, seja
por conta do nivelamento da informação para os próprios consumidores com
relação a um fato qualquer (um mau atendimento, por exemplo), seja por
conta de um serviço que pode salvar a vida de alguém (no caso de fotos
de desaparecimentos que tanto vemos atualmente no Facebook). As
vantagens para a população são muitas. A Internet, ao nivelar a
informação, força as empresas a serem mais transparentes e elimina o mau
jogador por mostrar suas falhas de modo impiedoso ao mercado. A
internet e, principalmente, as mídias sociais alteram a dinâmica do
mercado de um modo ainda não observado em nenhuma esfera do ambiente
comunicacional.
Há, contudo, um ponto a se considerar nesse
novo ambiente online que, ao apesar de expor as falhas de um negócio,
também o ajuda tremendamente no ato de traçar suas estratégias para a
abordagem do mercado. Na Internet, cada bit deixa rastro. Quanto mais o
consumidor interage com a rede, mais ele deixa pistas do que gosta e do
que não gosta. Qual sua intenção de compra ou desejo. Um empreendedor
que saiba como interpretar esses sinais, conseguirá identificar para
onde está caminhando essa grande amorfa de desejos e necessidades que
povoam as mentes dos consumidores.
Se a busca no Google por
uma palavra como “imóveis Zona Sul Rio de Janeiro” – que acontece no
ambiente online – cresce, é provável que haja uma busca maior por esses
imóveis no ambiente offline e que isso altere os preços deles devido à
lei de oferta e demanda. Essa informação é essencial para um investidor
em imóveis, para um corretor ou para uma imobiliária traçar suas
estratégias.
Se palavras-chave pertencentes ao campo
semântico da gripe como “gripe”, “resfriado”, “tosse”, “vitamina C”,
“vírose” e outras passam a ter um crescente índice de buscas no Google
em uma determinada cidade, como Fortaleza, por exemplo, é possível que
esteja se iniciando um surto de gripe na cidade. Essa é uma informação
altamente lucrativa para redes de farmácias, laboratórios farmacêuticos,
propagandistas e clínicos gerais de Fortaleza que podem melhorar suas
abordagens de vendas ao público já sabendo o que se passa nas mentes
deles.
Lendo-se essas linhas, pode-se perceber um fato muito
importante para o correto entendimento da dinâmica da comunicação que
acontece hoje em dia: que o ambiente físico segue o ambiente virtual. O
que quero dizer com isso é que antes de tomarmos alguma atitude no
ambiente físico – por exemplo, antes de irmos na farmácia comprarmos um
remédio – pesquisamos no Google por “sintomas da gripe” ou “melhor
remédio para gripe”. Se soubermos o que está sendo pesquisado e desejado
no ambiente virtual, por meio do levantamento das informações das
palavras buscadas no Google, saberemos que atitudes tomar no ambiente
físico. Após essas buscas no ambiente virtual, o consumidor tomará
atitudes no mundo físico, logo, a empresa que estiver melhor preparada
terá maior êxito em suas vendas aumentando seu market share.
Tais
palavras são registradas o tempo todo no Google e as informações sobre
número de buscas, tendências de pesquisa de uma determinada palavra ao
longo do tempo e vários outros dados estão abertos gratuitamente para
qualquer um que saiba como usar a ferramenta correta. O 1ºP, da
metodologia 8Ps do Marketing Digital, ensina justamente como fazer o
levantamento desses dados para que a empresa possa entender melhor seu
mercado e, de certa forma, “prever o futuro” do ambiente físico
observando as origens das ações por parte dos consumidores no ambiente
virtual.
Serviço
Certificação 8Ps do Marketing Digital
Quando: amanhã e domingo
(7 e 8 de Julho)
Horário: 9 às 19 horas
Onde: Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740)
Carga Horária: 60 horas (16h presenciais e 44h online)
Outras informações: 3063 8398
http://quarteldigital.com.br
Conrado Adolpho
Autor
do best-seller Os 8P do Marketing Digital, editado no Brasil e em mais
11 países no mundo, empresário, consultor, palestrante e blogueiro nas
horas vagas (www.conrado.com.br)
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