Dia 16 de julho comemora-se o Dia do Comerciante. A data foi instituída em 26 de outubro de 1953, pelo Presidente do Senado Federal, João Café Filho, em homenagem ao comércio, no dia em que nasceu o Visconde de Cayru – José da Silva Lisboa. Figura da história do Brasil, que influenciou o então príncipe regente português, D. João VI, para que fossem abertos os portos brasileiros, para o comércio com as nações amigas, no ano de 1808.
Uma das profissões mais antigas da humanidade, presente quando ainda não havia moedas e era utilizado o sistema de troca, o comerciante é aquele que se dedica, regularmente, à prática do comércio, é proprietário e administra um estabelecimento comercial, gerando riqueza e empregos para a cidade.
O comércio exerce forte influência na economia de um país, sendo um termômetro para decisões econômicas, é considerado o setor que mais gera empregos no país e, é por meio dele, que são escoadas todas as produções, desde os gêneros alimentícios até os produtos tecnológicos mais sofisticados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!