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quarta-feira, 26 de março de 2014

O Centro é um retrato de Fortaleza





CENTRO 26/03/2014



Segundo Freitas Cordeiro, presidente da CDL, o Centro é um retrato da nossa realidade social - para o bem e o mal. Ele destaca aspectos positivos da região, mas espera melhorias

                                                                 Sara Maia

João Cândido, gerente do L%u2019escale: o público do Centro mudou, mas ainda é o melhor

Para o presidente da CDL Fortaleza, Freitas Cordeiro, o Centro é uma amostra da Cidade. “Ele chama atenção pela pujança, pela quantidade de pessoas que passam por ali diariamente. Então aparece pelo bem pelo mal”. O bairro, ele diz, “é um retrato da nossa realidade social. Quem transita lá diariamente somos nós mesmos. É a nossa sociedade”.


Para o bem, enumera Freitas, o Centro é um espaço democrático, com atrativos para todas as classes sociais. Para lojistas e consumidores, a região oferece a possibilidade de encontrar preços mais baixos - se comparados aos shoppings por exemplo. Além de receber linhas de ônibus de toda a cidade, o início da operação do Metrofor é visto com otimismo.

“Quem tem visão vai para o Centro”. Entre os problemas, ele cita a falta de estacionamentos. “É preciso permitir os estacionamentos verticais. Há uma ideia de que se eu vou de carro para o Centro isso gera engarrafamento. Mas se eu fico buscando vaga isso, sim, gera engarrafamento”.

A expectativa de requalificação do Centro, - a Prefeitura promete, dentre outras medidas, recuperar calçadas e praças -, tem animado os lojistas. “Acho que se der uma melhorada na infraestrutura, organizar os camelôs, a tendência é que as lojas vendam bem mais em um futuro próximo”, acredita Pedro Ivo Frota, diretor da Ibyte. “Porque hoje, o que nos incentiva no Centro é o fluxo absurdo de pessoas”.

Freitas Cordeiro também se mostra otimista com os compromissos assumidos pelo prefeito Roberto Cláudio. “O Centro tem muitas demandas, mas dá para melhorar. Acredito que com uma PPP (Parceria Público Privado) não vá demorar para que o Centro seja um lugar bom de caminhar. Mas o fato de o poder púbico atender demandas do bairro não é um favor, mas sim uma maneira de retribuir o que ele recolhe de impostos”.

Outras ideias

A arquiteta Regina Monteiro, presidente do Instituto das Cidades (Icone), responsável pelo projeto Cidade Limpa de São Paulo, diz que um dos primeiros passos para revitalizar os centros das grandes cidades brasileiras é preservar a fachada original dos prédios históricos. “Porque é neles que as coisas vão acontecer”. 

A degradação das fachadas, ela diz, acaba afastando comerciantes. “Além disso, é preciso dar sensação de segurança, oferecer lugares bem iluminados e, sobretudo, incentivar o transporte da mais alta qualidade, porque os centros, em geral, são pequenos”. Para Regina, a população precisa se apropriar do Centro. “O poder público tem que dar instrumentos que atraiam a iniciativa privada”, diz.

Ela afirma que os centros das cidades precisam de estacionamentos subterrâneos, que têm menor impacto na paisagem urbana. Ela também menciona a necessidade de resolver a ocupação por moradores de rua. “Essa ocupação é o que mais implica em degradação”. Ela diz, no entanto, que em vez de apenas remover essas pessoas é preciso dar-lhes dignidade, ofertando serviços básicos de saúde e higiene, e não permitir que se instalem nos logradouros.

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