Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ceará terá nova rota marítima para Angola e Senegal


EXPORTAÇÃO 20/09/2013


Os novos países vão se conectar a rota marítima de Cabo Verde no recebimento de mercadorias cearenses. Exportadores esperam explorar ainda mais o comércio africano no futuro

João Bandeira Neto economia@opovo.com.br



Encontro de Comércio Exterior reuniu profissionais da área no Centro de Eventos do Ceará


O Ceará terá uma nova rota marítima de comércio exterior para Angola e Senegal. Os produtos exportados no Porto do Mucuripe vão chegar a cidade de Mindelo, Cabo Verde, para serem distribuidos às conexões. Os preços e as condições operacionais do funcionamento foram recebidos ontem pela Câmara de Comércio Exterior do Ceará (CCE) e serão anunciadas no final de setembro.

Os novos países que irão se conectar a rota de Cabo Verde no recebimento de mercadorias cearenses irão ampliar o volume de exportações do mercado local. “Inicialmente teremos Senegal e Angola presente nessas conexões. Nnossa intenção é ampliar cada vez mais a quantidade de países importadores da nossa mercadoria”, destaca Roberto Marinho, secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior do Ceará (CCE).

Prevista para operar desde 2012, a nova rota marítima é aguardada por empresários para aumentar faturamento das exportações dos produtos cearenses, que até agosto deste ano foi de US$ 746 mi.

“Estamos trabalhando nesse projeto há bastante tempo e sempre surgiam contratempos. Conseguimos resolver todos. Já estamos em fase final de negociação”, pontua Marinho.

Visando estimular as potencialidades do setor de exportação do Estado, empresários e sociedade civil discutiram ontem, no Encontro de Comércio Exterior (Encomex), os cenários e as perspectivas das relações comerciais do Ceará e do Brasil, no Centro de Eventos do Ceará.

Direcionando o discurso para as potencialidades do Estado, o secretário de Comércio Exterior, Daniel Gondinho, apresentou dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) onde aponta que 54% das exportações cearenses em 2013 derivam de produtos manufaturados, 23% de semimanufaturados e 21% oriundos de itens básicos.

“Fica claro uma vocação industrial importante a ser explorada no Ceará”, afirmou. Para João Ulises Pimenta, analista de inteligência comercial da APEX Brasil, os empresários cearenses devem buscar também mercados ainda pouco explorados, como alguns países da África. “Se você consegue um posicionamento em pequenos mercados acaba sendo mais barato investir antes que eles se desenvolvam e aumente seus custos”, diz.

Números

746 mi
É a quantia em dólares que o Ceará já exportou em 2013, segundo dados do Mdic

105,5mi
É o total em dólares das exportações cearenses até agosto de 2013, segundo o Ipece

54%
É o percentual de exportação dos manufaturados do Ceará em 2013

SERVIÇO

O Ministério do Desenvolvimento disponibiliza um portal com informações sobre o processo de exportação http://bit.ly/aSnSZS

Saiba mais

Cerca de 30 empresários cearenses e 15 de Cabo Verde estão interessados nas novas comercializações

Com a nova rota, a expectativa é que o frete fique 40 por cento mais barato do Ceará a Cabo Verde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...