Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Doações de livros são bem-vindas!


A Biblioteca recebeu doações de livros excelentes que vão diversificar e atualizar o acervo. Confira!





D'AMATO, Carmen Lucia. Curso básico de finanças. São Paulo: Atlas, 2012. 186 p.

Este livro foi elaborado a fim de fazer com que o aluno entenda melhor o que é administração financeira, seus principais fundamentos, e se capacite para a correta tomada de decisões sob a luz desses conhecimentos. Seu objetivo é desmistificar finanças como ciência complicada, onde somente os mais experientes e estudiosos poderão dominá-la, possibilitando ao leitor a aplicabilidade de tais conceitos para posterior colheita de resultados. Dada a sua abordagem prática, é destinado também a alunos, microempresários e futuros empreendedores que desejam realmente entender os benefícios que a boa administração financeira pode proporcionar a qualquer tipo/tamanho de empresa, possibilitando uma visão imediata e principalmente uma visão futura do negócio. Após compreender os conceitos dessa área de estudos, ficará mais fácil definir metas e saber quais caminhos para alcançá-las.
----------------------------------------------------------------------------------



SANTOS, Carlos Alberto dos. Pequenos negócios: desafios e perspectivas, v.4. Brasília: SEBRAE, 2013. 384 p.

Esta coletânea tem o objetivo de provocar o debate sobre o desenvolvimento brasileiro na perspectiva dos pequenos negócios, a partir de abordagens que privilegiam a reflexão teórica da prática, conectando o debate acadêmico com o cotidiano da assistência técnica e dos serviços empresariais. 
----------------------------------------------------------------------------------




SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PEQUENOS NEGÓCIOS. Inovação e sustentabilidade: bases para o futuro de pequenos negócios. São Paulo: SEBRAE, único. 2013. 209 p.


Compilação de textos escritos a partir de palestras e dos debates apresentados no Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, ocorrido em abril de 2012, em São Paulo. O livro é parte de um processo intenso e coletivo de reflexão sobre o que mudou na última década e que oportunidades e desafios podemos vislumbrar para os pequenos negócios e para o Sebrae até 2022. Nele, encontramos um grande esforço e uma importante contribuição para a elaboração da proposta de direcionamento estratégico sintonizado com as necessidades do país e dos pequenos negócios para os próximos dez anos.
----------------------------------------------------------------------------------




SANTOS, José Célio dos (Org.). O Impacto das cotas nas universidades brasileiras. Salvador: CEAO, 2013. 278 p.

O que se apresenta neste livro é a avaliação dos sistemas adotados em sete universidades. Essas avaliações demonstram os desafios apresentados na consecução de políticas de inclusão sócio-étnico-racial em instituições que pouco refletiram sobre as suas próprias desigualdades. Trata-se de um registro histórico de experiências recentes.
----------------------------------------------------------------------------------




SANTOS, Jocélio Teles dos (Org.). Cotas nas universidades: análises dos processos de decisão. Salvador: CEAO, 2012. 288 p.

Organizado pelo antropólogo Jocélio Teles dos Santos, o livro reúne 11 artigos de pesquisadores que analisaram o processo de adoção das cotas em suas respectivas instituições, suas singularidades, a participação do órgãos internos, dos conselhos, a mobilização, a presença da sociedade civil no ambiente acadêmico. O número de universidades refletiu a busca de uma distribuição regional. Estão presentes o Nordeste, o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste. O livro também é resultado da constituição de uma rede de pesquisadores para avaliação das ações afirmativas no ensino superior. Trata-se de professores que participaram da implantação e acompanhamento dessas ações e que têm produzido reflexões sobre esse processo.
----------------------------------------------------------------------------------





SILVA, Claudio Oliveira. Calçadas acessíveis: o caminho para a democratização dos espaços urbanos. Fortaleza: Editora Assaré, 2012.


Este livro aborda importantes questões sobre acessibilidade, calçadas acessíveis e planejamento urbano. Os temas são abordados por importantes profissionais, professores, universitários e pesquisadores.
----------------------------------------------------------------------------------


LONGHI, Carla Reis; HELLER, Barbara. Representações em trânsito: personagens e lugares na cultura midiática. São Paulo: Porto de ideias, único. 2009. 221 p.


O livro tem como fio condutor a discussão sobre as representações; estas são pensadas e articuladas a partir de dois grandes eixos: as representações identitárias: nossos personagens e as representações do espaço urbano: nossos lugares. Os dois aspectos tornam-se importantes objetos de estudo na contemporaneidade. Com os movimentos da globalização (tema este muito amplo, aqui só citado) assistimos a um contínuo processo de desterritorialização, provocando questionamentos sobre as novas características do lugar, seja na análise das características físicas e materiais do espaço urbano, seja na reflexão sobre o papel do lugar, como esfera de constituição de sentidos. Esta mesma desterritorialização afeta o sujeito e este passa a receber influências contínuas e diversas, estando num processo contínuo de reflexividade, apontando para uma profunda contradição inerente à contemporaneidade: liberdade e dependência. É livre por estar liberto das amarras da coletividade e sobrecarregado e dependente, pois seu futuro é responsabilidade exclusivamente sua. Notamos, então, que lugares e personagens estão em trânsito, bem como suas representações.

----------------------------------------------------------------------------------




Santa Catarina. Governo do Estado. Fragmentos do paraíso: as formas do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: Tempo editorial, único. 2004. 144 p.
Fragmentos do paraíso mostra ciência e emoção concentradas no Estado de Santa Catarina, um "fragmento" equivalente a 0,018% do tamanho do nosso planeta. Com endereço expresso em coordenadas geográficas e feições descritas em exclamações de prazer.


Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...