Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

"Vendas no comércio saltam 16,9% em junho"




 

COMBUSTÍVEIS E VEÍCULOS PUXAM

Vendas no comércio saltam 16,9% em junho
17.08.2012

No acumulado do semestre, atividade comercial soma variação positiva de 7,4% no Estado

O comércio varejista ampliado do Ceará - que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção - registrou, em junho, crescimento de 16,9% para o volume de vendas e de 17,3% para a receita nominal, no comparativo com o mês de maio. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses o setor apresentou taxas de variação positiva de 7,4% e 6,7% para o volume e de 9% e 8,1% para a receita nominal de vendas, respectivamente.


















 
Fortalecidas em junho, vendas de automóveis, com a ajuda do IPI reduzido, exerceram importante influência ao resultado global 
FOTO: TUNO VIEIRA

Já no varejo que não considera os setores de veículos e construção, a alta verificada foi de 3,6% no volume de vendas e 3,4% na receita nominal, em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, superando a expansão nacional que foi de 1,5% e 1,9%, respectivamente. O resultado reverte a retração de 2,3% observada em maio para o volume de vendas, e a queda de 1,9% da receita nominal de vendas. Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo cearense obteve, em termos de volume de vendas, incrementos de 11,2% sobre junho de 2011, de 8,4% no acumulado do primeiro semestre e 7,4% no acumulado dos últimos 12 meses. Considerando os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 14,2%, 11,7% e de 10,8%, nessa ordem.

Por setor

Entre as dez atividades pesquisadas no varejo ampliado, três apresentaram variação negativa em junho. No comparativo mensal (junho 2012/2011) e também no acumulado desse ano a retração do volume de vendas foi puxada pelo setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que apresentou variações de -28,1% e de -16,9%.

Livros, revistas e papelaria amargou queda nos acumulados do ano (-5,4%) e dos últimos 12 meses (-5,8%). Com menor intensidade, também experimentou variação negativa no volume de vendas a atividade Outros artigos de uso pessoal e doméstico nos dois acumulados do ano (-0,4%) e dos últimos doze meses (-0,9%). Em contrapartida, a atividade que alavancou o crescimento do volume de vendas do varejo cearense em junho foi o setor de combustíveis e lubrificantes, com alta de 30% face a junho de 2011 e de 20,7% no acumulado de 2012. Em seguida o segmento de Veículos e motos, partes e peças teve o segundo maior crescimento em volume de vendas no comparativo mensal, de 27,1%.

Em receita nominal, o segmento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação também contabilizou a pior performance, com variação negativa de -32,8% no mês, de -23,9% no ano e de 11,7% nos últimos doze meses. Livros, jornais, revistas e papelaria teve queda de -3,9% no ano e de -3,4% em 12 meses.

As maiores altas em receita nominal no mês de junho foi experimentada pelo segmento de Combustíveis e lubrificantes: 27% no mês, 19,5% no ano e 11,1% nos últimos 12 meses.

Desempenho

30% foi a expansão nas vendas dos combustíveis e lubrificantes no Estado, liderando o desempenho do comércio. Em seguida, figurou o segmento de veículos e motos, partes e peças, com alta de 27,1%

ÂNGELA CAVALCANTE
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...