Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PDF Programa de Desenvolvimento de Fornecedores



O livro doado por ocasião da Palestra "O Comércio prospectando oportunidades de negócios no Complexo Portuário do Pecém", pelo Consultor Durval Veira de Freitas, "PDF Programa de Desenvolvimento de Fornecedores: uma estratégia de sucesso" chega à Biblioteca e é incorporado ao acervo, fazendo parte do sistema de empréstimo.

Venha conhecer!





FREITAS, Durval Vieira de. PDF Programa de Desenvolvimento de Fornecedores: uma estratégia de sucesso. Vitória: SEBRAE, [2009].188 p.


Visando promover o desenvolvimento socioeconômico através do desenvolvimento de empresas, entidades e empresários, iniciou-se um trabalho em 1995 para alavancar o crescimento do Espírito Santo, acreditando que a oportunidade e a competência são chaves para o desenvolvimento empresarial e da economia.

O trabalho iniciado no Espírito Santo, na época chamado de "Potencialização do Fornecimento Local", tinha como principal frente a criação de oportunidades para as empresas locais participarem das concorrências nas grandes indústrias.

O sucesso dessa iniciativa levou a evolução da metodologia e a sua transformação em um programa, o PDF - Programa de Desenvolvimento de Fornecedores. O principal objetivo do PDF é propiciar a integração dos fornecedores locais com as empresas investidoras e detentoras de tecnologia, promovendo parcerias entre empresas de diversos setores.
A figura a seguir mostra as formas de interação e operacionalização de toda a cadeia produtiva envolvida pelo PDF, nos diversos níveis a partir da empresa compradora ou investidora. Pode-se observar que a utilização do programa traz ganhos diretos e indiretos, em onda, para toda economia da região onde ele é adotado, incluindo micro, pequenas e médias empresas e profissionais liberais.




Essa metodologia, desenvolvida pela DVF Consultoria, envolve a aproximação de fornecedores, grandes empresas compradoras, governo e associações de classe, uma vez que todos estes têm interesse no desenvolvimento local.

A partir de 1998, o PDF foi realizado nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Pará e Bahia, para diversos clientes, empresas compradoras e entidades de classe pública e privada, de diferentes segmentos da economia.

No ano de 2009, a metodologia foi registrada em um livro intitulado “Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – Uma Estratégia de Sucesso”, lançado pelo consultor Durval Vieira de Freitas em Vitória.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...