Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Matéria no Jornal O POVO faz menção à nova publicação de Adísia Sá

JORNAL DE HOJE / VIDA & ARTE



Uma das fundadores do primeiro curso superior no Estado, a jornalista acaba de organizar o livro Ensino do Jornalismo no Ceará %u2013 Volume II, que conta com textos de ex-alunos e professores. A publicação já está à venda na Livraria da UFC
 
O primeiro curso de graduação em jornalismo do Ceará foi criado na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1965. Protagonista da luta por essa implantação, a jornalista e professora Adísia Sá lançou, em 1979, o livro Ensino do Jornalismo no Ceará, registro do contexto e das perspectivas da formação específica para jornalistas.

De lá para cá, diversos cursos surgiram na rede privada de ensino superior e a estrutura do mercado de trabalho se transformou. Pensando nessas mudanças e na comemoração aos 45 anos de criação do curso de Comunicação da UFC, Adísia Sá organizou o segundo volume da publicação, que já está à venda na Livraria da UFC.

De acordo com Adísia Sá, a grande diferença do volume II é a contribuição de diversos autores, entre eles ex-alunos e professores de cursos de jornalismo, e a inclusão, no livro, de cursos que surgiram desde a primeira edição. “É uma extrema vaidade que eu tenho. Um curso ter a história contada por ex-alunos”. A equipe de autores é composta por Anchieta Dantas Jr., André Nogueira, Francisco Souto Paulino, Erotilde Honório Silva, Márcia Vidal Nunes, Inês Vitoriano, Ivonete Maia, Luiza Helena Amorim e Nilton Almeida.

Para Adísia Sá, é importante que as novas gerações não percam as origens. “Sou uma mulher de continuidade”. A jornalista considera uma “omissão imperdoável” o fato de muitos cursos não darem prioridade ao estudo da história do jornalismo local. Segundo ela, as escolas deveriam ter orgulho de ensinar a evolução do jornalismo cearense, ainda mais tendo personagens marcantes dessa história ainda vivos. Por isso, ela considera a obra de Geraldo Nobre, Introdução à História do Jornalismo Cearense, um “livro precioso” para os atuais estudantes de jornalismo.

O curso de Comunicação Social da UFC foi desmembrado em dois cursos específicos, um de Jornalismo e outro de Publicidade e Propaganda. Para Adísia, essa mudança faz parte de um processo natural. “Antigamente, a gente se formava para tudo. Agora, a tendência é se especializar”, diz. Adísia explica que o curso de Publicidade e Propaganda ganhou tanta autonomia que resolveu disponibilizar um capítulo específico para esse curso no segundo volume do livro.

Segundo Adísia, a necessidade por especialização se acentuou com o fim da obrigatoriedade do diploma. Após a decisão, houve rumores sobre o fim dos cursos de jornalismo. No entanto, ela diz que nunca acreditou que isso fosse acontecer. “Nós vivemos cada vez mais em um mundo capitalista. Capitalista quer produto feito e de qualidade. Quanto mais você fizer uma faculdade bem feita, mais você tem oportunidade”. Ela explica que vai haver uma “seleção natural”, na qual vencerá o mais competente. Além disso, ela disse acreditar na volta da obrigatoriedade do diploma. “Nenhum empregador vai querer gastar dinheiro para alguém aprender”, afirma.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...