Por Patrícia Bispo*
Mais uma vez, parece que o tempo acelerou os ponteiros do relógio e sem que percebêssemos, estamos próximos das comemorações do Natal e do Ano Novo. Como não poderia ser diferente, o comércio mostra o reflexo desse período e, no dia a dia das empresas, o comportamento das pessoas mostra que algo diferente está no "ar". Tudo está em ritmo acelerado, fechamento de relatórios, elaboração de planejamento estratégico, entre outras tantas atividades. Para os profissionais que atuam em Gestão de Pessoas chegou o momento de iniciar os preparativos para as tradicionais confraternizações que, normalmente, reúnem grande parte dos funcionários e que se tornam uma ótima oportunidade para promover mais que descontração, mas sim integração entre os colaboradores. Por outro lado, muitos se questionam: "Por onde devo começar, para que tudo dê certo?". Abaixo, seguem algumas dicas para aqueles que são responsáveis por organizar as festividades no ambiente de trabalho. Vamos a elas?
1 - O principal é saber o valor que você tem disponível para realizar a confraternização. Isso evitará dores de cabeça e mostrará a realidade que está à sua disposição.
2 - Faça uma lista do número provável de pessoas que deve comparecer à confraternização e inclua alguns possíveis convidados que poderão ou não marcar presença no dia da festividade.
3 - Veja os possíveis locais em que a confraternização poderá realizar-se: um auditório da empresa, uma área livre ou mesmo a possibilidade de alugar um ambiente que tenha uma localização viável para o comparecimento dos funcionários/convidados. Caso escolha a última alternativa - alugar um espaço - consiga referências sobre o local e veja se existe a infraestrutura oferecida é compatível para a ocasião.
4 - Preços. Esse item é importantíssimo quando se deseja promover uma festa. Lembre-se que ao economizar em determinados itens que comporão a confraternização, você terá a chance de investir em algum diferencial a mais.
5 - Recorra à sua rede social para saber de que forma os colegas da área estão programando as confraternizações das suas empresas. Peça sugestões e se alguém solicitar informação de algum buffet, por exemplo, e você tenha uma boa indicação, compartilhe.
6 - Uma vez definida a data, o local e o horário da confraternização, divulgue essas informações com antecedência. Isso porque todas as pessoas têm atividades e os funcionários podem agendar algum outro compromisso no mesmo dia. Para isso, recorra aos canais internos de comunicação e peça para que os líderes, em suas reuniões com as equipes, reforcem o convite junto aos liderados.
7 - No dia da confraternização, é indispensável que alguém responsável pela organização do evento esteja presente antes da chegada dos funcionários para ver se tudo está conforme o planejado. Caso contrário, será possível solucionar algum imprevisto. Isso também permitirá que a área de RH recepcione os convidados e os faça sentir que aquela festividade não foi feita apenas para cumprir uma formalidade, mas porque eles têm valor para a empresa.
8 - Da mesma forma que a presença da área de RH é importante na confraternização, a participação de um representante oficial da empresa é indispensável. Vale lembrar que durante encontros como esse, é possível que a direção mantenha contato com os colaboradores para agradecer a contribuição deles para o êxito da empresa, como também convidá-los para superar os desafios para o ano que se inicia.
9 - Se for pertinente à ocasião e o orçamento permitir, logicamente, realize atividades como sorteios de brindes e aproveite a oportunidade para fazer homenagens aos profissionais que mais se destacaram durante o ano.
10 - Caso queira descontrair a confraternização e incluir atividades mais dinâmicas como brincadeiras, tenha cuidado para não expor os participantes a situações que possam gerar, no dia seguinte, comentários de "mau gosto". Coloque-se no lugar de quem vai participar e pense se você gostaria de estar no lugar dele.
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Dicas/7545/10-dicas-para-realizar-sua-confraternizacao-com-calma.html
*Patrícia Bispo - Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalista responsável pelos sites: www.rh.com.br , www.portodegalinhas.com.br e www.guiatamandare.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!