Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Natal vai movimentar R$ 300 milhões no varejo de Fortaleza (CDL)

Em relação ao ano passado, o montante representa uma queda de 7,7% sobre o valor faturado

Foto: Google
A compra de presentes durante o Natal vai movimentar R$ 300 milhões no comércio varejista de Fortaleza, com gasto médio, por consumidor, estimado em R$ 326 e valor médio, por presente, de R$ 114. É o que estima a Pesquisa sobre Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). O estudo mostra que o Natal se mantém como a data comemorativa mais importante para o varejo.


Este ano, 52,5% dos consumidores irão às compras. Desta fatia, o pagamento à vista será preferência de 72,6%, seguido uso do cartão de crédito (39,5%). Cláudia Brilhante, diretora Institucional da Fecomércio-CE, diz que dinheiro em espécie circulando no mercado é bom, porque dá mais margem para o cliente negociar com a loja e esta com seu fornecedor.


Apesar de manter o Natal como data mais importante, o resultado projeta uma queda de 7,7% sobre o valor faturado no ano passado (R$ 325 milhões). O perfil dos entrevistados, que responderam afirmativamente sobre a intenção de compras, mostra predominância de consumidores do gênero masculino (53,6%), entre 21 a 35 anos (63,3%) e com renda familiar superior a seis salários mínimos (69,2%).


Diferentemente de anos anteriores, em que bens de consumo duráveis – em especial eletrodomésticos – apareciam como mais procurados, neste ano, os cinco produtos em destaque são do grupo de bens semiduráveis, colaborando para a redução do valor faturado com para a data. Portanto, o Natal de 2015 será fortemente marcado pela procura dos artigos de vestuário, citados por 63,1% dos consumidores.


“Esse é um ano atípico em que temos uma crise econômica - política também - e o consumidor está com medo de consumir itens duráveis. Antigamente, no Natal, as pessoas aproveitavam o 13º salário, as promoções, para comprar geladeira, televisão, micro-ondas. Agora, elas compram semiduráveis, com preços em conta, e optam por mais de um item”, analisa Cláudia.


Black Friday surpreendeu

Para atrair o consumidor nesse ano atípico, em que todas as datas comemorativas tiveram resultado inferior ao de 2014, Severino Ramalho Neto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza), diz que o comércio foca na redução de preços e condições de pagamento. “Estamos buscando enquadrar o valor dos produtos ao bolso do consumidor”. A única exceção com relação a datas foi o resultado de vendas da Black Friday. “Não tenho ainda os resultados deste ano, mas o volume de vendas foi no mínimo o dobro”.

Consumidores

Tentar adquirir o produto mais barato é estratégia da enfermeira Karina Ribeiro, 28 anos, para o Natal. “A preferência é por perfume, roupa e sapato”. Já Edilson Bieh, 28 anos, engenheiro agrônomo, diz que nunca foi de adquirir muitos itens no Natal. “Compro principalmente presente para criança”. (Colaborou Camila Holanda)

Com informações do Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...