Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Descubra a fórmula para melhorar sua interpretação de textos


Fonte: Shutterstock
Um desafio enfrentado por muitos alunos na hora de estudar costuma ser a interpretação de textos. Alguns estudantes costumam ter dificuldade em assimilar uma matéria pelo de não entenderem o que estão lendo. Isso, inclusive, pode se tornar um problema até mesmo durante a prova. Muitos exames e vestibulares cobram do candidato uma capacidade de compreensão textual, sendo esta decisiva para que ele tenha um bom resultado.


1 - Faça uma checagem geral do texto

É interessante, antes de começar a leitura, fazer uma leitura rápida e geral, para ter uma noção básica sobre do que se trata o texto e verificando o tamanho dele. Assim, você já pode pensar em quais partes vai focar mais sua atenção, para otimizar seu tempo.


2 - Reflita sobre o tema da leitura

Assim que der uma olhada geral no texto e identificar o tema abordado, é importante pensar no que você sabe sobre ele. Já ouviu falar antes sobre o assunto abordado? Em qual fonte você já leu sobre isso? O que o título do texto sugere? São algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo antes de começar a ler.


3 - Divida a leitura

Quando se trata de textos e livros muito longos, dividir a leitura em partes pode ser uma boa estratégia para assimilar melhor. Dar uma pausa pode ser fundamental, pois você descansará a mente para retomar depois, quando estiver mais disposto. Isso pode funcionar principalmente quando se trata de leituras mais complexas ou de um assunto que você não domina muito bem.


4 - Explique o que leu em voz alta

É interessante que, após ler um parágrafo, por exemplo, você repita em voz alta o que lê, a si mesmo ou a um colega. Dizer o que entendeu da leitura pode ser uma ótima estratégia para ver se o conteúdo foi absorvido e se você está realmente sabendo interpretá-lo.


5 - Retome as perguntas iniciais

Ao final da leitura, é interessante retomar àquelas perguntas que você realizou no começo, por exemplo, a que tenta identificar o que o título sugere. Procure respondê-las e veja se realmente a sua interpretação mudou alguma coisa. Isso pode funcionar como uma revisão final do texto.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...