Para assegurar que o relacionamento entre empresas e clientes seja positivo, favorável e rentável é preciso simplificar a comunicação
Débora Martins, 16 de agosto de 2015
Não importa o quanto os seus processo, procedimentos e sistemas sejam bons, a verdade é que 90% do desempenho do seu negócio depende de pessoas - da qualidade humana. Aliás, se você analisar bem irá perceber que tudo gira em torno de atendimento. Usamos a palavra atendimento, mas esta deve ser interpretada de forma mais ampla traduzindo-se em relacionamento.
Para assegurar que o relacionamento entre empresas e clientes seja positivo, favorável e rentável é preciso simplificar a comunicação para facilitar o entendimento. Isso pode ser feito por meio da padronização e de uma conscientização sobre a importância do cliente para a empresa.
A partir do que foi dito acima, toda empresa, independentemente do ramo de atividade precisa de: Estratégia, Qualidade e Inovação - além dos aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o cliente de forma integral. Para tanto é preciso seguir o tripé da qualidade:
Estratégia = saber para onde ir.
Definir como será sua relação com clientes, de que forma irá conquistá-los e o que fará para mantê-los.
Qualidade = saber como fazer o que o cliente quer.
Escutar ativamente o cliente, acolher suas críticas, investigar suas queixas/insatisfação.
Inovação = saber como fazer o que o cliente vai querer.
Surpreender! É estar um passo a frete. Desenvolver a capacidade de responder as demandas do mercado explorando novas ideias.
Qualidade no atendimento é um assunto complexo. É fácil cair na armadilha de pressupor que toda pessoa "simpática" é capaz de atender o cliente de forma adequada - argumentando, buscando soluções, agindo com empatia, minimizando erros, comunicando claramente e, sobretudo, transmitindo uma imagem positiva de sua empresa.
Fonte: Administradores
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