Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Produção industrial brasileira avança

Produção industrial no país avança pelo 3° mês

O aumento de 3,3% na venda de veículos automotores foi o principal responsável pela boa performance

Rio A produção industrial avançou pelo terceiro mês consecutivo em agosto. A alta de 1,5%, a maior desde maio do ano passado, foi puxada por setores beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
                   
A expansão teve maior destaque em bens duráveis e com redução do IPI FOTO: HONÓRIO BARBOSA
 
"O crescimento da produção foi muito calcado em bens de consumo duráveis, e não por acaso eles foram os beneficiados pela redução de IPI. A produção de automóveis, eletrodomésticos e móveis são destaques. Em três meses, há um ganho acumulado de 9,4% na produção dos bens de consumo duráveis", disse André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.
 
O aumento de 3,3% na venda de veículos automotores foi o principal responsável pela boa performance da indústria em agosto, mas a expectativa é de que o segmento deva provocar uma queda na próxima leitura do indicador, devido à diminuição nas vendas de automóveis em setembro, anunciada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Mesmo assim, analistas preveem que o resultado não impedirá um PIB melhor no terceiro trimestre.
 
Queda
 
O Banco WestLB prevê uma queda de 0,8% na produção industrial em setembro. Mas, os resultados positivos da indústria acumulados em julho e agosto já "levariam a um crescimento de 1% no PIB (brasileiro), no terceiro trimestre ante o segundo", calculou Luciano Rostagno, estrategista-chefe do WestLB do Brasil. "Há uma recuperação em curso, está evidente nos números. Mas não podemos dizer que é uma recuperação sustentável", disse Rostagno, ressaltando que a expansão na indústria ainda é calcada em incentivos do governo.
 
Revisões
 
Em agosto, a divulgação do forte crescimento da indústria foi acompanhada por revisões das taxas dos meses anteriores, que mostram agora um desempenho ligeiramente melhor. Os dados foram bem recebidos pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), que considerou "um resultado robusto, que reflete a retomada da economia brasileira e confirma uma possível nova tendência para a indústria brasileira já neste segundo semestre".
 
Entre julho e agosto, todas as categorias de uso da indústria mostraram expansão na produção, assim como 20 das 27 atividades pesquisadas. "Esse resultado de agosto, além de ter uma magnitude mais intensa em relação aos meses anteriores, mostra também um espalhamento do crescimento, algo que não era observado dentro do segmento industrial havia algum tempo", contou Macedo.
 
No entanto, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a indústria ainda registra perdas. A queda foi de 2,0% em agosto. No ano, a produção ainda recua 3,4%. Enquanto a fabricação de automóveis cresceu 6,5% no período, a de caminhões despencou 35,4%, fazendo com que o segmento de veículos automotores registrasse uma perda de 11,2%.
 
Exceção
 
"Nem toda a cadeia caminha bem. A produção de automóveis caminha em velocidade muito superior que a produção de caminhões. Há uma evolução puxada pelos automóveis, mas a pressão negativa dos caminhões faz com que esse segmento de veículos automotores seja o principal impacto negativo na indústria em agosto ante agosto de 2011", apontou Macedo.
 
A queda na produção de caminhões neste ano de 2012 é explicada por uma antecipação do consumo no fim do ano passado, mas também pela desaceleração da economia e de setores estratégicos, como o extrativo e a construção civil, segundo o IBGE. Como resultado, o desempenho dos bens de capital também vem sendo afetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...