Por Viviane Sousa - viviane.sousa@sm.com.br - 05/09/2016
O Nidobox, do Ceará, estruturou um projeto que mede o desempenho e orienta os colaboradores. Deu tão certo que o turnover caiu e as vendas cresceram, segundo Ivamar Cunha, diretor de operações
Em vigor há apenas seis meses, o programa da rede Nidobox (CE) para medir a produtividade de gestores e funcionários de suas três lojas já traz retorno, como aumento de vendas, de lucratividade e, claro, do rendimento das equipes. Outros resultados são redução do turnover e do índice geral de quebras. Intitulado Feito pra Você, o programa foi desenvolvido e implementado numa parceria entre a área de RH e o departamento de operação, comandado pelo diretor Ivamar Cunha.
Melhor desempenho
Avaliação do cumprimento de metas e orientação aos colaboradores garantem o sucesso do programa de produtividade do Nidobox, diz Ivamar Cunha, diretor de operações
A expectativa é de que o programa ajude a fortalecer as bases operacionais do negócio para seu projeto de expansão orgânica ser tocado com maior segurança. Até o final do ano, a construção da quarta loja deve ser iniciada no Estado. Um crescimento nominal de 13,8% da receita também é aguardado. Segundo Cunha, o Nidobox já trabalha com metas de venda por unidade, mas faltava um processo para medir o desempenho individual dos colaboradores, ajudá-los a alcançar as metas e, ao mesmo tempo, estimular seu desenvolvimento interno. Há mais de 15 anos na empresa, ele sabe bem a importância desse incentivo para o pessoal. “Comecei como empacotador com 12 ou 13 anos de idade e passei por várias áreas, incluindo TI, onde ajudei a criar e implementar todo o sistema operacional da empresa. Minha vontade de aprender e disposição para fazer me ajudaram muito a crescer aqui. Mas eram outros tempos. Hoje é importante o empregador criar oportunidades, reconhecer esforços, gerar satisfação.Fazendo isso, o retorno vem”, diz Cunha.
Com o programa, cada função passou a contar com indicadores mensais de desempenho. No caso do pessoal de frente de caixa, por exemplo, estão vendas por incentivo (operador oferece ao cliente produtos já estipulados); produtividade (número de compras registrado); vendas de recargas para celulares; entre outros. “Semanalmente os gestores promovem reuniões para orientar sobre as estratégias e melhores processos de vendas e atendimento. Uma vez por mês, as metas individuais são analisadas. No caso das lideranças, a diretoria é responsável por orientar e avaliar. Os prêmios são bônus no vale alimentação” conta Cunha. O sucesso do programa é tanto que ele será estendido à área administrativa.
Fonte: Supermercado Moderno
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