Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sucesso! Aconteceu a V Edição dos Circuitos Culturais da Faculdade CDL!

A V edição dos Circuitos Culturais da Faculdade CDL aconteceu no último dia 31 de agosto de 2014.

O Circuito Cultural levou 52 pessoas ao município de Maranguape, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer a história de cidade através de seus lugares históricos.


O grupo saiu da Faculdade CDL – Fortaleza com destino a Maranguape e lá chegando visitaram a Praça Francisco Colares localizada em frente à Igreja Matriz. Entraram na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha que encantou a todos com sua beleza e história. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha


O grupo seguiu em direção à antiga estação que fica localizada em frente ao Solar da Família Sombra. Neste local, segundo Alexandre Cabral – Turismólogo e Guia do Circuito Cultural, ocorreu o primeiro encontro do que seria posteriormente o início do movimento abolicionista do Ceará.

Antiga Estação Rodoviária de Maranguape

Solar da Família Sombra 


A próxima visita foi a Casa de Chico Anysio, local em que ele nasceu e viveu até os 7 anos de idade. Hoje abriga um museu que conta a história do mais renomado humorista do Brasil. Segundo Alexandre Cabral, Chico Anysio em uma entrevista disse que foram anos muito felizes da sua infância, antes de sua partida para o Rio de Janeiro.

Casa de Chico Anísio


Em seguida visitaram a praça e estátua de Capistrano de Abreu. João Capistrano Honório de Abreu nasceu em Maranguape em 1853 e faleceu no Rio de Janeiro em 1927. Foi um dos primeiros grandes historiadores do Brasil. 

Praça Capistrano de Abreu

Coreto da Praça Capistrano de Abreu


De lá seguiram para o Centro Histórico de Maranguape que mantém casarios antigos, entre eles o Solar de Bonifácio Câmara, que abriga a Biblioteca Pública Municipal e a Casa de Cultura Capistrano de Abreu.

Solar Bonifácio Câmara


O Circuito foi finalizado na Antiga Cadeia Pública local em que hoje funciona o Museu da Cidade de Maranguape. O Museu foi especialmente aberto para receber o grupo de visitantes

Museu da Cidade de Maranguape


Segundo Marilia Marinho - Coordenadora da Faculdade CDL, os Circuitos Culturais possibilitam o encontro das pessoas com sua história. É interessante ver o interesse e participação de crianças, jovens e adultos, todos interessados em conhecer um pouco de suas raízes culturais. O evento é sempre gratuito sendo possível pelo apoio de empresas que compartilham a mesma ideia. Os participantes doam leite em pó que sempre é doado a instituições beneficentes.


Outras Informações:
O grupo foi acompanhado pelos turismólogos Gerson Linhares e Alexandre Cabral.
Participaram 52 pessoas
Próximo Circuito Cultural: 28 de setembro de 2014
Inscrições Gratuitas pelo site: www.faculdadecdl.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...