Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Aconteceu a VI Edição dos Circuitos Culturais!

Circuitos Culturais da Faculdade CDL faz percurso e revela as faces do patrimônio arquitetônico do Benfica

Um passeio pelo bairro que respira cultura e guarda as memórias de uma cidade antiga

Como forma de resgatar a memória cultural de Fortaleza, por meio da preservação do seu patrimônio material e imaterial, a Faculdade CDL promoveu no último domingo dia 28 de setembro a VI edição do Projeto Circuitos Culturais.

 




Alunos, professores e a sociedade em geral tiveram a oportunidade de mergulhar na história e conhecer um acervo arquitetônico dotado de um conjunto de edificações antigas, que cumpre a missão de revelar a identidade boêmia do bairro considerado reduto cultural da Capital.

A caminhada teve duração de quatro horas com orientação do turismólogo Gerson Linhares. Durante o passeio, uma aula expositiva promove um intercâmbio entre os excursionistas e as memórias dos moradores locais com vistas à apropriação de seus patrimônios, bem como de suas relações com o território.

PASSEIO PELA HISTÓRIA
Considerado um dos bairros mais charmosos da capital cearense, o Benfica abriga o campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), além de duas importantes avenidas: a Avenida Carapinima (onde se localiza um shopping que contém o mesmo nome do bairro) e a Avenida da Universidade (nesta, inclusive, a Universidade Federal do Ceará construiu o seu Centro de Humanidades e vários de seus prédios).

Conhecido por ter um dos mais animados pré-carnavais de Fortaleza o bairro também comporta a famosa Praça da Gentilândia, nome em homenagem a José Gentil, ex-dono do palacete hoje ocupado pela Reitoria da UFC. “Quem é de bem fica”, se consagrou o jargão usado para classificar o destino dos amantes da boemia. O Benfica ainda é um bairro predominantemente formado por casas. Além disso, possui bom movimento nas ruas, o que lhe confere uma característica peculiar de bairro familiar. Um passeio inesquecível, uma história memorável.

PERCURSO
o     7h30min – Concentração dos participantes no 23º BC
o     8h00min – Visita ao 23º BC / Memorial Castelo Branco e avião que o vitimou
o     9h00min –Visita ao Museu de Arte da UFC / Reitoria da UFC
o     11h – Casa Amarela Eusélio Oliveira
o     11h30 – Visita ao Museu do Humor Cearense
o     12h – Dispersão


SERVIÇO
Projeto Circuitos Culturais - Faculdade CDL Informações acesse o site: www.faculdadecdl.edu.br.

Release elaborado pela Degage ASSESSORIA DE IMPRENSA Jornalistas Resp: Eugenia Nogueira e Sonia Lage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...