Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Portos cearenses ampliam em 13% o fluxo de cargas


NO 1º SEMESTRE

A movimentação nos dois terminais foi alimentada pelo aumento das importações cearenses

11.07.2013

A movimentação de cargas nos dois portos do Ceará, notadamente, do Mucuripe, em Fortaleza, e do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, cresceram 13,55% no primeiro semestre deste ano. Ao todo, os dois terminais marítimos movimentaram, juntos, 4,5 milhões de toneladas (t.), 538 mil t. a mais do que nos primeiros seis meses de 2012.















Juntos, os terminais portuários de Fortaleza e do Pecém movimentaram 4,5 milhões de toneladas, no primeiro semestre deste ano 
FOTO: DIVULGAÇÃO

Em ambos, o transporte de cargas foi estimulado pelas importações, em detrimento das exportações, - estas em queda, em decorrência do arrefecimento da produção industrial cearense. Nos dois portos, os granéis líquidos, principalmente os derivados de petróleo, continuam liderando a pauta das importações cearenses.

Pecém

O Porto do Pecém movimentou 2,11 milhões de t. no período de janeiro a junho último, registrando uma variação positiva de 15%, em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram movimentadas 1,84 milhão de t. O grande destaque ficou por conta do transporte de granel líquido, com aumento de 272% no fluxo de carga.

As importações aumentaram 29%, enquanto as exportações caíram 38%, em relação a igual período do ano anterior, apesar de terem crescido 12% na movimentação de longo curso e 31% na movimentação por cabotagem, (transporte realizado entre portos do mesmo país).

De janeiro a junho últimos, operaram no porto do Pecém 190 navios, sendo 94 com calado superior a dez metros e 96 embarcações com calados inferiores a dez metros.

Mucuripe

Com capacidade de expansão praticamente esgotada, o Porto do Mucuripe segue ampliando a movimentação de cargas. No primeiro semestre de 2013, o terminal movimentou 2,39 milhões de toneladas de cargas, 262,30 mil t. a mais, ou 12,33% maior que nos primeiros seis meses de 2012. Do total movimentado, 2,19 milhões de t., ou 91,68% foram importadas, sendo 1,37 milhão de t. por cabotagem e 815 mil toneladas de longo curso, - de outros países. As exportações representaram apenas 8,31% do fluxo de cargas no terminal do Mucuripe, o equivalente a 198,74 mil t.

Em tonelagem equivalente (teus), o porto movimentou 41.021 contêineres no primeiro semestre de 2013, número 37,92% maior do que os 29.742 transportados em igual período de 2012. Desse total 24.621 contêineres transitaram cheios e 16.410 chegaram ou voltaram "batendo", ou seja vazios.

Perfil importador

No volume total em toneladas, a maior movimentação foi de granel líquido (54%), seguida por granel sólido (26%) e carga geral (20%). "Somos um porto majoritariamente importador e quase tudo que se movimentou no Porto de Fortaleza foi para o consumo da própria cidade", destacou, em nota, o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mário Jorge. 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...