Beber chá, respirar, ouvir música, dormir bem... são atitudes que fazem parte da lista
Regina Célia Pereira
Se correr o bicho pega e se ficar... Bem, você sabe. Nosso organismo vive o tempo todo domando “feras” no cotidiano. Seja o engarrafamento, o relatório interminável que o chefe insiste em cobrar ou aquela apresentação na pós, cada vez que nos deparamos com uma situação de estresse, o corpo recebe uma enxurrada de substâncias para se proteger. O coração dispara para que o sangue chegue rápido a todos os órgãos, a respiração acelera, o cérebro fica mais alerta. Viver dessa forma é prejuízo na certa, assim como é certo que é impossível passar os dias sem nenhum tipo de estresse, não é mesmo? Mas dá para atenuar as tensões e aqui nós listamos oito truques, confira.
- Respire. Pare um pouco e tente prestar atenção na inspiração e na expiração. Além de se tranquilizar por um instante, você manda mais oxigênio para o corpo todo funcionar melhor.
- Alongue-se. Músculos tensos provocam desconforto. Por isso, uma esticadela nos braços, nas mãos e nos dedos é bem-vinda. O alongamento promove alívio e espanta até aquela dorzinha nos ombros e na cabeça.
- Beba chás. Recorrer a uma xícara da bebida é a receita das avós para acalmar. Se for de melissa, muito melhor. Conhecida popularmente como erva-cidreira, ela é uma rica mistura de flavonoides de comprovada ação sedativa.
- Coma oleaginosas. Amêndoas, castanhas, pistaches. Essa turma oferece nutrientes indispensáveis em períodos tensos. Há vitaminas do complexo B que interferem com substâncias do cérebro e trazem bem-estar. Elas também fornecem o magnésio, mineral que dá um basta no nervosismo.
- Organize-se. Capriche na agenda, planeje as tarefas com antecedência para evitar tropeços. E dê uma bela arrumada na sua mesa de trabalho. Assim você não desvia o foco por causa da bagunça e a mente fica mais arejada.
- Mexa-se. A atividade física libera substâncias, como a endorfina, que traz tranquilidade. Sem falar que os exercícios blindam o coração e outros órgãos, que acabam vulneráveis em situações de nervosismo.
- Ouça música. Não importa se é Mozart, Caetano ou U2, escolha o que agrada. A música invade o cérebro e modifica a atividade das ondas alfa, que estão justamente ligadas à calma. Dessa forma o coração bate num ritmo bem mais sereno.
- Durma direito. Uma boa noite de sono recarrega as baterias e bota o cérebro e o corpo em ordem para os afazeres do dia-a-dia.
Fonte: ClickCarreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!