Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Menos imposto, mais varejo






Resposta positiva

Imposto menor impactou na expansão do varejo no CE

14.09.2012

Pesquisa do IBGE revela que o segmento de veículos e motocicletas teve incremento de 24,5% no Estado

O incentivo ao consumo pelo Governo Federal, com a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), teve reflexo significativo no volume de vendas de automóveis, móveis e eletrodomésticos.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A maior variação foi no setor de combustíveis (26,7%), resultado do aumento da venda de automóveis devido à redução do IPI, que também colaborou com o setor de eletrodomésticos 
Foto: Alex Costa/ Kiko Silva


Comparando com igual período do ano passado, a variação no Ceará do setor de veículos e motocicletas, em julho deste ano, foi de 24,5% e de 16,4% no Brasil - segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para móveis e eletrodomésticos foi 23,7% no Estado e 12,5% no País.

Na variação do comércio varejista ampliado - que inclui as atividades de veículos e material de construção, além daquelas que compõem o varejo - o Ceará apresentou incremento de 16,3%, acima do nacional (10,2%) na comparação a julho de 2011. O segmento de material de construção teve boa variação no comércio cearense: 23,7%, em julho de 2012 ante igual período de 2011 - contra 5,5% no Brasil. Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Honório Pinheiro, o bom desempenho é resultado de uma série de fatores.

"O PIB do Ceará cresceu mais que a média do Brasil, temos incentivos públicos do governo e programas sociais que possibilitam a capacidade de compra".

Por esses motivos, ressalta, o Estado tem recebido investidores. "Quando se passa a melhorar a renda começam gastos a mais no supermercado, depois passa para outras necessidades como vestuário e eletrodomésticos", diz. Os hipermercados e supermercados tiveram variação de 10,5%, comparando com igual período do ano passado.

Destaques

A categoria de combustíveis e lubrificantes se destacou com crescimento no Estado de 26,7%, na comparação com julho de 2011, 21,7% durante o ano e 12,9% nos últimos 12 meses - contra 7,3%, 5,1% e 3,1% respectivamente no País.

"Além da redução do IPI, que deu uma alavancada na venda de automóveis, o que está influenciando bastante é o poder aquisitivo da população, que tem gastado com combustível", afirma Antônio José Costa, assessor de economia do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos).

Ele destaca que o "grande filão" tem sido a venda de motocicletas. "A população, principalmente a que tem menor poder aquisitivo, deixou a bicicleta para comprar uma moto". Desse modo, ele afirma que tem aumentado o consumo no Estado.

Brasil

O volume de venda no varejo ampliado teve maior crescimento em Roraima (23,3%), Mato Grosso (20,5%) e Acre (20,4%), em relação a igual período do ano passado. No ranking, o Ceará ficou na sexta posição do País.

Todos os estados apresentaram resultados positivos no volume de vendas em julho de 2012 em relação a 2011. Com ajuste sazonal, as vendas subiram 1,8% no Ceará e 1,4% Brasil em julho ante junho.

Avanço

16,3 por cento foi crescimento do comércio varejista ampliado no Ceará. O número é maior que a média nacional da categoria, que foi de 10,2%


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...