Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Contextualizando a disciplina







Professor: Mardônio Costa
Disciplina: Estatística Aplicada a Negócios
--------------------------------------------------------------

Economia
Diário do Nordeste

CRESCIMENTO DE 16,7% 13/01/2011 D. Nordeste Negócios

Comércio supera vendas projetadas com otimismo

Resultado é superior às estimativas do setor, de expansão máxima de 15% em 2010, superada já em novembro

O comércio varejista ampliado do Ceará, que também inclui as atividades de veículos e materiais de construção, anotou um crescimento de 16,7% no volume de vendas entre janeiro e novembro de 2010, em comparação com igual período do ano anterior.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o bom desempenho nas vendas, a receita nominal do setor, em igual intervalo, evoluiu 19,8%.

Ambas as variações são acima da média nacional, respectivamente, de 11,9% e 19,8%. Além disso, a atuação cearense é a segunda melhor do País, atrás somente do Espírito Santo.

Quando se analisa o volume e a receita nominal de vendas com ajustes sazonais, o comércio do Estado cresceu, na ordem, 1,9% e 3,1% no mês de novembro, em relação ao mês anterior, valores acima da média brasileira.

Expectativas superadas

Para o presidente do Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza), Cid Alves, o resultado supera inclusive as previsões feitas anteriormente para o fechamento do ano, superadas já em novembro. "Há cinco meses, eu tinha dito que o comércio do Estado iria crescer, em 2010, no mínimo 12% e no máximo 15%. Só em novembro, esse número foi superado, e como dezembro contribui muito com a gente, o crescimento no ano deve ficar entre 17,5% e 18%. É um grande presente", afirma.

Informalidade

Conforme explica Cid Alves, o volume de vendas e a receita nominal do varejo cearense poderiam ser até três pontos percentuais superiores caso não houvesse a informalidade, segmento do comércio não analisado pelo IBGE para a elaboração do levantamento. "O desempenho do comércio foi muito bom, mas tem uma coisa que é preocupante. O setor de confecções tem sido muito afetado pela informalidade, o que está gerando uma forte evasão de receita", opina Alves.

Estímulos ao consumo

Os números otimistas no acumulado de 2010 tem relação, de acordo com o presidente do Sindilojas, com a base de comparação, o ano de 2009, período que ainda sofria "ressaca" da crise econômica mundial de 2008, além das medidas macroprudenciais tomadas pelo Governo Federal para estimular o consumo.

"O mercado interno reagiu às medidas que o Governo Federal implantou, principalmente o setor de automóveis, que gerou muitos empregos, e a construção civil. Alguns comerciantes da construção chegaram a crescer mais de 50%", ressalta.

Livros e jornais lideram

Quem está puxando o volume de vendas do varejo cearense no acumulado de 2010 é o grupo Livros, Jornais, Revistas e Papelarias (27,7%); Veículos, motocicletas, partes e peças (21,8%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (19,1%); e Móveis e eletrodomésticos (17,3%).

Na receita nominal, Livros e jornais também lideram a expansão (30,8%), seguidos de Supermercados e produtos alimentícios (22,2%); Veículos (21,7%); Móveis (21,4%), Materiais de construção (20,3%); e Tecido, vestuário e calçados (19,7%).

No País, o volume de vendas do comércio varejista ampliado apresentou incremento de 11,9% no acumulado de janeiro a novembro de 2010. A receita nominal ampliou 14,7% no período, segundo o IBGE. Se for considerado somente o mês de novembro, ante outubro anterior, a alta foi de, respectivamente, 17% e 19,8%.

Ao considerar o desempenho nacional no penúltimo mês do ano que passou, com ajustes sazonais, a expansão nacional foi de, respectivamente, 1,1% e 1,2% em novembro, ante outubro. Com o índice, o volume de vendas alcançou o melhore resultado desde agosto, quando cresceu 1,7%, e atinge a marca de sete meses consecutivos de evolução.

Em novembro, as vendas de material de construção no varejo assinalaram alta de 0,8% com relação a outubro de 2010, e de 15,8% sobre novembro do ano anterior. Já as vendas do grupo Veículos, motos, partes e peças subiram 0,2% na comparação com outubro, e 30,4% ante igual mês de 2009.

Seis das oito atividades levantadas pela PMC registraram incremento no volume de vendas no País, em especial equipamentos e material para escritório (10,5%).

Comemoração

"O crescimento no ano deve ficar entre 17,5% e 18%. É um grande presente"

Cid Alves
Presidente do Sindilojas

Originalmente disponível em:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=916779

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...