Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Contextualizando a disciplina






Professor: Mardônio Costa
Disciplina: Estatística Aplicada a Negócios
---------------------------------------------------------------


OPOVO online

23/02/2011
Brasil terá crescimento sustentável

País superou o período de ''porre de crescimento'' com expansão intensa para chegar a um ''crescimento mais cuidadoso'' e sustentável, segundo o especialista Antoninho Marmo Trevisan

Brasil vai continuar atrativo para investidores, aposta Antoninho Marmo Trevisan (BANCO DE DADOS)

Depois de um período de oito anos de “porre de crescimento” em que o Brasil precisava se expandir economicamente de forma intensa, o governo da presidente Dilma Rousseff deve prezar por um “crescimento mais cuidadoso”, segundo Antoninho Marmo Trevisan, presidente do conselho consultivo da BDO auditores independentes e da Trevisan Outsourcing.

O executivo vai palestrar hoje sobre o tema Conjuntura Econômica Brasileira: Desafios e Perspectivas no hotel Gran Marquise durante a comemoração do aniversário de 25 anos do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef - CE).

Trevisan explicou que o País deverá continuar crescendo, mas já “atendeu o básico” incrementando o número de pessoas na classe média e dando ganho real ao salário mínimo. “Vamos continuar crescendo, mas olhando principalmente para os déficits públicos”. Ele explicou que a eficácia dos gastos públicos e o crescimento com qualidade serão importantes para que o desenvolvimento seja contínuo.

O País também continuará atrativo para investidores, de acordo com Trevisan, já que possui três características importantes: democracia plena conjugada com uma inflação controlada e crescimento econômico. “São elementos-chave para um investidor com apetite. É a primeira vez na história brasileira em que esses fatores estão congregados”, destacou.

Sobre a questão da guerra cambial, Trevisan destacou que a moeda brasileira vai continuar forte e que os investidores vão continuar a procurando o país.

Trevisan disse ainda que o Ceará vai receber um MBA em gestão de esportes que já existe há 10 anos em outros estados brasileiros. O objetivo é formar gestores para os novos projetos advindos com a Copa do Mundo de 2014.

Controle da inflação

Distanciando-se do centro da meta de 4,5%, a inflação é uma preocupação crescente em virtude de alguns fatores: o maior poder aquisitivo da população e o crescimento da renda, além de uma liquidez intensa, com recursos vindos do Exterior. Paralelamente a essa tendência, o Governo ainda tem como principal medida de contenção a taxa básica de juros, a Selic. Para ele, esse instrumento é importante, mas não pode ser o único. Conter gastos públicos, aplicar políticas de desoneração e redução da carga tributária são alguns fatores essenciais para essa continuidade.

Para o presidente do Ibef Ceará, Sérgio Melo, “só o aperto monetário não resolve”. Segundo ele, a elevação da taxa de juros é uma medida emergencial. A solução é cortar gastos. “O Governo gasta perdulariamente e de forma exagerada, o que não gera riqueza, mas provoca inflação”.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Crescer a altas taxas por ano pode não ser sustentável ao longo do tempo. O País precisa fortalecer as bases para a estabilidade macroeconômica e melhorar a competitividade, fortalecendo a infraestrutura e a logística.

Teresa Fernandes

Originalmente disponível em:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/02/23/noticiaeconomiajornal,2105836/brasil-tera-crescimento-sustentavel.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...