Gestores devem trabalhar em conjunto com sua equipe para crescer com a instituição
06 jan 2017   
Publicado por: Publicações GS&MD - Gouvêa de Souza          
          
          
Alinhamento. Essa é a palavra de ordem para que organizações alcancem
 seus objetivos e, em contrapartida, possam partilhar as conquistas com 
seus colaboradores. O alinhamento se faz necessário, pois contempla a 
capacidade da empresa de se comunicar com seus interlocutores 
(colaboradores, acionistas, fornecedores e comunidade), criando uma 
atmosfera de confiança, respeito e objetivos comuns, para que possa ter o
 retorno financeiro esperado.
Uma equipe vitoriosa é formada com uma liderança que possua espírito 
de servir, que seja capaz de investir no desenvolvimento de seu time e, 
em complemento, tenha um time engajado formado pelas pessoas certas. 
Quem faz bem o que faz e faz porque gosta é automotivado e tem mais 
propensão ao trabalho em equipe.
E como melhorar a relação entre gestores e equipe? Por meio da constante prática do feedback
 e direcionando expectativas de ambos os lados. Um bom gestor e líder 
reconhece as pessoas por suas conquistas, e trata as falhas de modo 
profissional gerando aprendizado sem exposições, promovendo espaços para
 que todos possam ser “vistos”, valorizando os conhecimentos da equipe e
 não somente impondo novas diretrizes e promovendo autonomia e 
descentralização.
A área de Recursos Humanos pode atuar no melhor relacionamento dos 
gestores com suas equipes apoiando para que os mesmos tenham 
ferramentas, técnicas e postura adequada no desenvolvimento de seus 
times.  O RH deve atuar com uma parceria estreita entre as áreas e os 
colaboradores, garantindo que os valores da empresa sejam cumpridos.
Em períodos de conflitos em algumas áreas de uma Companhia, é preciso
 enxergar no problema uma solução. A gestão por conflitos pode sim 
trazer resultados, principalmente em equipes competitivas. Contudo, é 
fundamental que a condução desse tipo de gestão seja feito por alguém 
muito experiente, que saiba o momento de cessar o conflito. Do 
contrário, corre-se o risco de gerar um ambiente de medo e aí o 
propósito é perdido.
E é sempre bom lembrar que trabalhar em equipe é a melhor solução 
quando se espera alcançar grandes objetivos. Alguns cargos aceitam 
atividades isoladas, porém, em algum momento haverá a necessidade e 
reporte, de repasse de informações e, querendo ou não, o profissional 
estará dentro de um time. A Liderança tem forte contribuição nessa 
motivação de time, tratando a todos de forma igualitária permitindo as 
trocas e sendo referência.
Sandra Ferraz é Graduada em Direito, 
possui MBA em Direito da Empresa e Econômico e Gestão Empresarial e 
acumula uma experiência de mais de 20 anos no mercado empresarial e há 
três anos é diretora jurídica, RH e Suprimentos do GRUPO GR.
Fonte: Mundo RH
Acesso: Mercado&Consumo 
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