Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Como ter uma mente empreendedora de sucesso

Por José Roberto Marques

Desenvolver uma mente empreendedora é saber
transformar dificuldades em oportunidades de sucesso
Alcançar o sucesso no empreendedorismo ou em qualquer área da vida e desenvolver uma mente empreendedora exige de nós: empenho, persistência, coragem, dedicação, foco, tempo, resiliência e muito trabalho.  Enfrentar problemas é comum a qualquer ser humano, entretanto muitas pessoas acabam se entregando logo na primeira queda e desistem dos seus sonhos antes mesmo de arriscar os primeiros passos e chegar ao meio do caminho.

Para justificar sua desistência, acabam mergulhando em reclamações e jogando a culpa em terceiros para esconder o fracasso ou a falta de força para solucionar a situação e revertê-la em benefícios para seu crescimento. Deste modo, acabam criando um modelo mental negativo, que na realidade, só alimenta sua falta de fé em suas capacidades e no seu potencial infinito.

Deixar-se levar por esse mar de problemas é se permitir perder grandes oportunidades e ganhos que podem ser de grande importância para a construção do seu sucesso. Os verdadeiros astros da realização são justamente aqueles que estão mais preparados e dotados de modelos mentais positivos – capazes de enxergar soluções diante dos problemas com facilidade e simplicidade muito maior.

Histórias de pessoas que conquistaram o sucesso devem servir de inspiração de modo a direcionar e a exemplificar o caminho para oportunidades posteriores.

DESENVOLVA UMA MENTE EMPREENDEDORA
É muito fácil julgar quem alcançou o sucesso. Ver todas as suas conquistas e vitórias muitas vezes nos faz pensar erroneamente: “Fulano teve sorte, nasceu em berço de ouro e Deus o ajudou”. Apegamos-nos tanto a estes tipos de crenças que sequer imaginamos que aquela pessoa bem – sucedida um dia já foi alguém que começou do zero, enfrentou e superou muitas dificuldades, mas que decidiu vencer, ir além.

A grande diferença de quem alcançou o sucesso para quem ainda não o alcançou é que a primeira não só venceu como fez dos seus problemas, oportunidades, e que seus resultados exigiram muito foco, trabalho, empenho, dedicação, resiliência e inspiração.

Um exemplo clássico é o de um profissional que antes era desconhecido e que alguns anos depois se tornou o nome mais conhecido no mundo, um conceito de vitória. Mas alguém conhece a sua trajetória? Como muitos de nós, ele pode ter sido demitido de seu primeiro emprego, pode ter ouvido muitos “nãos”, argumentos que não condiziam com a sua realidade como falta de criatividade, Inteligência e iniciativa, por exemplo.

Agora pare por um momento, pense em alguma personalidade, profissional, empreendedor, que é um exemplo de sucesso, e faça essas perguntas a si mesmo. Você conhece os desafios que ele superou? Sabe quais foram suas dificuldades pessoais e profissionais? O nome dele? Qual foi a sua motivação para vencer? Sabe o que teve que sacrificar para conquistar seus resultados? O mercado acreditava em seu produto/serviço? Seu líder acreditava em seu potencial?

Agora pense nas suas respostas e, principalmente, sobre como você está agindo e ouse mudar seu mindset e pensar de maneira mais positiva em relação a si mesmo. Os bons exemplos podem te ajudar nesta jornada no universo do empreendedorismo, por isso, escolha pessoas de referência, que você admira, conheça sua história e inspire-se para triunfar também.

Além de ser um visionário, o empreendedor de sucesso possui coragem suficiente para enfrentar os problemas e aproveitar as oportunidades que surgem, e quando não surgem; ele vai mais longe e as cria. Em geral, as oportunidades não estão visíveis e ficam ocultas para o olhar daqueles que são menos preparados e avisados.

Para aproveitar as boas chances é preciso olhar com cuidado as percepções e sentir quando uma oportunidade está para surgir.  Histórias de grandes nomes no mundo do empreendedorismo e de seus empreendimentos de sucesso, são inspiradoras e comprovam que realmente é possível transformar problemas em oportunidades. Ouse fazer o mesmo e construa sua própria história vencedora.

Sobre o autor: presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer.
Fonte: jrmcoaching

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...