Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Empreendedorismo vence a segurança da CLT, reporta Marcio Alaor



Ainda que muito se fale das dificuldades de se empreender no Brasil, é grande o número de jovens que se arrisca no sonho do negócio próprio e nem pensa em abrir mão da realização dos seus sonhos em favor das amarras de horários, salários e da submissão ao chefe em um emprego de carteira assinada.

Marcio Alaor, empresário brasileiro e executivo do banco BMG, cita a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que mostra que aproximadamente 60% dos jovens maiores de idade abaixo de 35 anos não abririam mão de suas atividades empreendedoras em suas empresas próprias em prol de um emprego formalizado, com salário equiparado ao de mercado além de todos os benefícios da CLT. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), nos anos de 2014 e 2015, a participação dessa faixa etária entre os empreendedores foi cerca de 52%, enquanto nos dois anos anteriores havia sido de 38% (em 2013) e 33% (em 2012).

Dos demais entrevistados, cita Marcio Alaor, do banco BMG, a respeito dos dados da pesquisa supracitada, 23% aceitariam conciliar as duas atividades, prática que uma minoria dos empreendedores adota, uma vez que a maioria realmente quer focar em suas atividades empresariais. Ainda assim, desses que praticam a dupla jornada, 59,9% planejam desligar-se de seus empregos de carteira assinada para dedicar-se exclusivamente aos seus negócios, a partir do momento em que o faturamento de suas empresas possa igualar ou superar à sua remuneração mensal atual.

Com a criação do cadastro MEI (Microempreendedor Individual) e o advento das Startups, muitos jovens veem a oportunidade de tirar seus sonhos do papel e colocá-los em prática, aproveitando seus conhecimentos e experiências familiares em prol de sua liberdade profissional. Essa maturação do empreendedorismo no Brasil explica o universo majoritariamente jovem dos empreendedores. Marcio Alaor, que além de executivo do banco BMG é empresário brasileiro, cita as estatísticas que demonstram que 21% dos empreendimentos estão no mercado há mais de seis meses e menos de um ano, enquanto 42% já está no mercado há mais de um ano, mas com menos de três.

As pesquisas, como a realizadas pelo SPC Brasil, demonstram que os jovens não aceitam a ideia de empreender esforços para o sucesso de terceiros, no caso, o dono das empresas em que trabalham, lembra Marcio Alaor, do banco BMG. Eles substituem as férias por programações de ausências que não prejudiquem o andamento de seus negócios e substituem os benefícios da CLT por depósitos mensais em FGTS e INSS, a fim de garantir a segurança de suas escolhas. Para osempreendedores, relembra o executivo do banco BMG, ter sua atividade própria é sinônimo de ser seu próprio patrão, ter independência financeira, realizar o sonho de ter seu negócio próprio, apesar da obrigatoriedade de pagar impostos, ser guerreiro frente às adversidades e ajudar o crescimento do país, gerando renda e emprego.

Essa também é uma consequência do quadro de crise nacional. Marcio Alaor relembra a explicação da economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti segundo a qual, a crise impacta a abertura de novas empresas na medida em que o mercado de trabalho fecha as portas dos empregos formais e faz os jovens buscarem alternativas de sustento, mesmo que o momento de crise diminua a confiança de consumidores e de investidores. 


"Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa Dino e não é de responsabilidade de EXAME.com"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...