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quarta-feira, 14 de maio de 2014

Decepção em tempos de Copa






ARTIGO 14/05/2014

Quando se anunciou o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, muito se conjecturou sobre os legados que esse evento deixaria para a população. Especulou-se sobre melhorias na segurança e na mobilidade urbana, entre outros setores. Imaginou-se um país que se prepararia para dar conta de um evento de tamanha envergadura e para, consequentemente, mudar o patamar de qualidade dos serviços e dos equipamentos públicos. Levantou-se a hipótese de que este país aproveitaria a oportunidade de vender-se ao mercado internacional sob o marketing de uma jovem, porém competente democracia. O primeiro país a ter um número tão grande de sedes convenceu a poderosa e pouco flexível FIFA de que essa pluralidade não interferiria na organização do evento.

Na época da escolha, escrevi neste espaço um artigo intitulado O varejo em tempo de Copa, estimulando os colegas varejistas a se prepararem para as exigências dos consumidores externos e para as diferenças entre os povos. Disse eu: A Copa tem duração de um mês, mas os negócios que fecharemos podem perdurar por muito tempo, portanto, precisamos nos planejar, pois demorará muito até que tenhamos de novo a chance de nos valermos de uma publicidade tão agressiva e tão abrangente, levada simultaneamente para bilhões de pessoas.

Passados quatro anos, o que temos? Vários veículos internacionais de comunicação alertando sobre a insegurança pública e sobre as muitas dificuldades que os turistas aqui enfrentarão. Tudo isso porque obras e investimentos em mobilidade urbana, segurança, aeroportos, portos, telecomunicações e estrutura de turismo foram iniciados sem que houvesse, na maioria dos casos, compromisso com os prazos. As picuinhas políticas e a problemática burocracia também atrasaram esse processo que deveria ter como fator preponderante os interesses benéficos ao país.

Esse atraso no cronograma, aliado a ações que não foram planejadas a tempo de serem executadas e a projetos que, na maioria dos casos, apenas ficaram no papel, conseguiu projetar mundialmente a imagem de um povo desorganizado, em vez da pretendida imagem de um povo hospitaleiro e empreendedor. Hospitalidade e empreendedorismo seguramente não rimam com a exorbitância dos valores cobrados pelos serviços nem com a infraestrutura inacabada. Isso sem falar na quase absoluta ausência de qualidade nas telecomunicações quando estas são comparadas aos demais países de porte semelhante ao do Brasil.

E diante dessa incompetência gestora globalmente propagada pela mídia, adota-se o “jeitinho brasileiro”. Para maquiar a segurança, Exército nas fronteiras, Upps nos morros e equipamentos caros nas mãos de quem pouco foi treinado para usá-los. Para maquiar a (i) mobilidade urbana, decreta-se feriado em dias de jogos.

E como fica o empreendedor que tiver investido recursos próprios esperando recuperá-los durante o evento, se nos dias de jogos, exatamente os dias de maior movimento, será feriado? E como ficará o turista que desses serviços precisar? E como ficará a população que sequer irá aos jogos devido ao alto valor dos ingressos? É a decepção em tempos de Copa!

Honório Pinheiro

presidente@fcdlce.com.br
Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do CE

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