Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Como se preparar para os processos seletivos?


As seleções para os programas de estágio e trainee estão cada vez mais concorridas. Em alguns casos – como é bastante noticiado – a concorrência chega a ser maior do que a de vestibulares e concursos públicos. Diante desse cenário, como um candidato pode se preparar para encarar esse desafio? Seguir os passos abaixo é uma excelente maneira de começar.

1. Reflita sobre a sua história

Em uma folha de papel, liste as suas experiências mais marcantes – profissionais e pessoais – e faça uma reflexão sobre por que elas foram significativas para você e o que você aprendeu com elas. Quais atitudes mais lhe ajudaram a superar as situações? E o que faltou para que os problemas fossem resolvidos mais rapidamente ou com um resultado diferente? Ao final você terá um entendimento melhor sobre quais são os seus valores, os pontos que são destaques e aqueles que precisa melhorar. E ainda terá vários exemplos de como eles influenciam o seu trabalho e as suas decisões.

2. Conheça a empresa

Faça uma pesquisa minuciosa sobre a cultura da organização – sua missão, visão e valores – bem como sua forma de trabalhar. Leia sobre o negócio, produtos, concorrentes e metas para os próximos anos. Por fim, visite a empresa, as suas lojas físicas, fanpages, perfis no twitter, sites nacionais e internacionais. Munido de todas essas informações, compare os valores da companhia com os seus e descubra no que vocês combinam mais. A seguir, analise de que forma você pode ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos e o que ela pode lhe oferecer. Assim você estará pronto para responder perguntas difíceis e terá estampado nos olhos o entusiasmo de quem encontrou a empresa em que irá construir a sua carreira.

3. Cuide dos preparativos

Pesquise sobre como chegar ao local de seleção e planeje o seu deslocamento. A pontualidade é muito importante. Escolha uma roupa que seja ao mesmo tempo confortável e adequada ao ambiente de trabalho. Se mesmo depois de estudar sobre a empresa ainda não souber qual é o seu estilo, o melhor é ter um pouco mais de formalidade, adotando um traje social. Ao seguir esses passos, você terá uma participação mais confiante e segura nos processos seletivos, aproximando-o cada vez mais da tão sonhada aprovação.

Cíntia Reinaux – Administradora pernambucana fundadora do Vida de Trainee, blog sobre carreira voltado para jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...