Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

5 dicas para criar um viral de sucesso para a sua empresa


Ações que se “espalham” entre os consumidores ajudam a divulgar a marca

Por Daniela Moreira
  
Imagem do vídeo viral "Perdi meu amor na balada", da Nokia

Nome na lata da Coca-Cola Zero, o vídeo do perdi meu Amor na Balada, da Nokia, ou o Balão do Google Maps sobrevoando São Paulo. Provavelmente você se lembra de alguma dessas histórias. O que elas têm em comum? Todas foram estratégias de marketing viral desenvolvidas para ajudar a alavancar vendas, lançar um produto ou simplesmente reforçar a marca na cabeça do consumidor. 

Mas nem sempre o viral gera os resultados esperados. Em alguns casos, o efeito pode ser até o contrário do desejado. O vídeo da Nokia, por exemplo, resultou em reclamações de consumidores tanto no Conar quanto no Procon. Eles se sentiram enganados pela propaganda “disfarçada". 

A agência Espalhe é especialista em criar virais para a internet, e coleciona alguns cases bacanas de sucesso. A sócia-diretora da área de conteúdo da agência, Patrícia Albuquerque, lista algumas dicas para você ter em mente quando for planejar um viral para promover sua empresa: 

Quem faz o viral é o público 

Tenha em mente que não é você quem faz o viral, são os usuários da internet, ou o público que vai passar pelas ruas e acompanhar sua ação. "O seu papel é criar um conceito que tenha potencial de ser passado para frente e espalhar", diz Patrícia. 

Escolha a plataforma adequada 

Se o seu alvo está em pessoas idosas, por exemplo, o mais coerente é optar por um viral offline, já que a presença desse público na internet não é tão significativa. Por isso, é importante conhecer profundamente seu público e saber onde ele se concentra. 

Não foque na verba, mas no conteúdo 

É plenamente possível planejar boas ações com pouco ou nenhum dinheiro. Então foque na ideia - esta sim tem de ser a melhor possível! “Uma boa ideia é infinitamente mais importante que uma superprodução”, afirma a executiva. 

Estruture uma estratégia de amplificação 

Estude como, quando e por qual meio o seu viral poderá se espalhar. Você deve pensar que não basta ele ter potencial para o sucesso, é preciso também que tenha um cenário adequado para ele se espalhar. Patrícia aconselha que a empresa pense nas duas vertentes: como ele pode se espalhar pela mídia e como isso pode ser feito organicamente. 

Cruze os dedos 

Sim, o último conselho da especialista é torcer e contar com a sorte, já que boa parte do sucesso de um viral depende deste fator imprevisível. 

Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...