Ações que se “espalham” entre os consumidores ajudam a divulgar a marca
Por Daniela MoreiraImagem do vídeo viral "Perdi meu amor na balada", da Nokia
Nome na lata da Coca-Cola Zero, o vídeo do perdi meu Amor na Balada, da Nokia, ou o Balão do Google Maps sobrevoando São Paulo. Provavelmente você se lembra de alguma dessas histórias. O que elas têm em comum? Todas foram estratégias de marketing viral desenvolvidas para ajudar a alavancar vendas, lançar um produto ou simplesmente reforçar a marca na cabeça do consumidor.
Mas nem sempre o viral gera os resultados esperados. Em alguns casos, o efeito pode ser até o contrário do desejado. O vídeo da Nokia, por exemplo, resultou em reclamações de consumidores tanto no Conar quanto no Procon. Eles se sentiram enganados pela propaganda “disfarçada".
A agência Espalhe é especialista em criar virais para a internet, e coleciona alguns cases bacanas de sucesso. A sócia-diretora da área de conteúdo da agência, Patrícia Albuquerque, lista algumas dicas para você ter em mente quando for planejar um viral para promover sua empresa:
Quem faz o viral é o público
Tenha em mente que não é você quem faz o viral, são os usuários da internet, ou o público que vai passar pelas ruas e acompanhar sua ação. "O seu papel é criar um conceito que tenha potencial de ser passado para frente e espalhar", diz Patrícia.
Escolha a plataforma adequada
Se o seu alvo está em pessoas idosas, por exemplo, o mais coerente é optar por um viral offline, já que a presença desse público na internet não é tão significativa. Por isso, é importante conhecer profundamente seu público e saber onde ele se concentra.
Não foque na verba, mas no conteúdo
É plenamente possível planejar boas ações com pouco ou nenhum dinheiro. Então foque na ideia - esta sim tem de ser a melhor possível! “Uma boa ideia é infinitamente mais importante que uma superprodução”, afirma a executiva.
Estruture uma estratégia de amplificação
Estude como, quando e por qual meio o seu viral poderá se espalhar. Você deve pensar que não basta ele ter potencial para o sucesso, é preciso também que tenha um cenário adequado para ele se espalhar. Patrícia aconselha que a empresa pense nas duas vertentes: como ele pode se espalhar pela mídia e como isso pode ser feito organicamente.
Cruze os dedos
Sim, o último conselho da especialista é torcer e contar com a sorte, já que boa parte do sucesso de um viral depende deste fator imprevisível.
Fonte: PEGN
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