Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Produção Acadêmica do Curso de Logística: Warehouse Management System - WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns)


CURSO DE GRADUÇÃO TECNOLÓGICA EM LOGÍSTICA


Disciplina: TI Aplicada à Logística


2º Semestre


Alexandre Monteiro Pereira
 Ana Rodrigues da Silva
Elayne Cristina Marques Barreto



WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM - WMS
(SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉNS)



Artigo solicitado pelo Professor Giovani Nogueira de Lima apresentado ao Curso de Gestão de Logística da Faculdade CDL, como composição das atividades referentes à nota de AP2 da Disciplina de TI Aplicada à Logística.

Orientador: Professor Giovani Nogueira de Lima



1 INTRODUÇÃO


Segundo Gomes e Ribeiro, (2004), logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenamento de materiais, peças e produtos acabados, sua distribuição, pela organização e pelos seus canais de Marketing de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras por meio de atendimento dos pedidos a baixo custo.

A logística forneceu o diferencial competitivo que as empresas precisavam para manter-se em um mercado globalizado, de forma a satisfazer o cliente, tendo em vista o aumento do lucro. E para dar suporte a todas essas mudanças e tornar possível que as atividades de logística sejam administradas de maneira correta, tornou-se necessária a utilização de sistemas de informação logísticos ou então de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que juntos com equipamentos e estrutura da empresa, tornam-se tecnologia da informação aplicada à logística.

Os sistemas informatizados de controle de estoque, até os anos 70, possuíam apenas a habilidade de controlar as operações de entrada e saída e a respectiva baixa de tais movimentações. Os sistemas de controle de endereçamento, daí em diante, passaram a preocupar-se com a localização do produto dentro do depósito. Esta transformação proporcionou o uso mais intensivo do conceito de armazenagem, onde as mercadorias deixaram de ter locais fixos de armazenagem e passaram a ser estocadas em qualquer local do depósito, uma vez que, os locais passavam a ter uma identificação, devidamente cadastrada e controlada pelo sistema.

Os sistemas de endereçamento fizeram com que o trabalho de estocar e retirar mercadorias dos estoques pudesse ser feito por qualquer funcionário do depósito, não precisando que esse funcionário tivesse conhecimento do produto e saber onde ele estava armazenado. Esses sistemas de endereçamento evoluíram muito, daquela época para cá, e hoje constituem o aplicativo que chamamos de WMS (Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns. Os sistemas de WMS são responsáveis pelo gerenciamento da operação do dia-a-dia de um armazém. Veremos a seguir as principais características e a importância desse sistema, dentro de uma empresa.


2 A IMPORTÂNCIA DA ARMAZENAGEM NA LOGÍSTICA


Antes de falar dos sistemas WMS, responsáveis pelo gerenciamento de um armazém, faz-se necessário falar um pouco da importância da armazenagem na logística.

Antes o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. O espaço que era reservado à armazenagem era sempre o local menos qualificado. Com o tempo, essa má utilização do espaço tornou-se antieconômico. Guardar a mercadoria com todo cuidado possível, não era mais suficiente. Tornar mais eficaz e menos dispendioso a altura ocupada foi à solução encontrada para diminuir o espaço e guardar maior quantidade de material.

A armazenagem dos materiais tornou-se de grande importância na conquista de maiores lucros. Como na área de suprimento é necessário ter um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos, armazenagem agrega valor ao sistema logístico.

Segundo Banzato (1998), a armazenagem, uma das atividades dentro de uma cadeia de suprimentos, exige muito mais do que simples procedimentos automatizados, ela necessita de sistemas de informação que possam tomar decisões rápidas e inteligentes. A rentabilidade das empresas também é afetada diretamente pela eficiência de seu processo de armazenagem, logo as melhores práticas devem ser praticadas.

O WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns é uma parte dos Sistemas de Informação voltados à Armazenagem, que garantem qualidade e velocidade de informações, tornando mais eficaz e otimizando a Logística de Armazenagem.


3 WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM - WMS (SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉNS)


Gerenciar e administrar os produtos que são armazenados em Centros de Distribuição (CD) têm sido uma das etapas críticas da distribuição física. O Warehouse Management System (WMS), um sistema que gerencia as operações de CDs, busca atender as necessidades inerentes dessas operações. E quando atua integrado ao sistema de gestão (Enterprise Resource Planning - ERP) permite ter informações sobre produtos, clientes, filiais, pedidos e definição de rotas. Muitas empresas adotam estes sistemas com o objetivo de aprimorar as operações logísticas e gerenciamento do CD. Vem ocorrendo uma série de implantações do WMS em diversos segmentos empresariais. Esse sistema de gerenciamento de informações que controla eletronicamente as operações em áreas de armazenagem reduz o nível de intervenção humana no processo, o que elimina erros e agiliza os procedimentos.

A tecnologia da informação nos oferece através da integração de uma solução WMS (Warehouse Management System) com um sistema de radiofreqüência, a informação em tempo real. É uma parte importante da cadeia de suprimentos, fornece a rotação dirigida de estoques, direção inteligentes de separação e preparação de pedidos, consolidação automática e cross-docking, maximizando o espaço dos armazéns, que é muito valioso.

Um WMS operacional faz com que a empresa dependa menos das pessoas, já que o sistema tem inteligência para operar. O objetivo ao adquirir esse sistema, é o gerenciamento operacional de todas as atividades relacionadas com a armazenagem como estoque, recebimento de materias, separação de pedidos, transferências de estoque, etc.


4 A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Dispor de tecnologia de informação mais rápida a um custo mais baixo está transformando a informatização do armazém num processo comum. No conceito da armazenagem inteligente, é a otimização do desempenho que está sendo encarado como um meio de sobrevivência. É um conceito inovador que o armazém de sucesso ou o gerente de distribuição deve aproveitar para o contínuo sucesso e crescimento da empresa.

Um sistema de gerenciamento é o canal pelo qual uma empresa gerencia suas operações. Os objetivos fundamentais de tal sistema, seja manual ou informatizado, são:

1 – Reconhecer e coordenar o trabalho que precisa ser feito;
2 – Dar uma direção ao trabalho para maximizar o desempenho;
3 – Informar a situação do trabalho que precisa ser (ou foi) realizado.

O WMS – Warehouse Management System é a integração da tecnologia de identificação (coleta de dados), equipamentos de comunicação hardware e software voltado ao armazém. Os níveis de requinte do WMS podem variar de simples metodologias de controle da localização do estoque a sistemas que realmente controlam o espaço, mão-de-obra e os equipamentos no armazém.

Um WMS executa várias rotinas, que são listadas a seguir:

1 - O WMS encontra a localização exata de cada item dentro do depósito e determina como eles serão recolhidos no menor tempo possível;
2 - Coloca os pedidos de modo rápido e acurado no armazém, melhora o desempenho do sistema corporativo (ERP) quanto ao planejamento do atendimento;
3 - As instruções são transmitidas aos aparelhos sem fio dos funcionários, por radiofreqüência;
4 - O funcionário separa o material que está registrado no seu coletor de dados, utilizando, para tanto, um equipamento de movimentação (transpallet, empilhadeira). Tudo é levado para a área de carregamento e, em seguida, colocado dentro do caminhão.


4.1 Objetivo


A estratégia de sistemas de informação do armazém tem como objetivo oferecer informação de qualidade, da qual o WMS é um elemento chave para o sucesso. A informação de qualidade é o alicerce para o sucesso das operações de armazenagem. Decisões de qualidade só podem ser tomadas, com informação de qualidade. Na verdade, a principal razão para um WMS é o aumento da precisão da informação em vez da redução da mão-de-obra e estoques. Sem um alto nível de precisão da informação, a redução da mão-de-obra ou estoque não pode acontecer sem afetar adversamente outras áreas de operação. Portanto o WMS automatiza todas as operações de um armazém, disponibilizando mecanismos que permitam aumentar a precisão das informações de estoque, a velocidade, a qualidade das operações do centro de distribuição e a produtividade do pessoal e dos equipamentos do depósito.


4.2 Avaliando a Implantação do WMS


Mesmo cientes da importância dos sistemas de gerenciamento de armazéns, ainda assim, existem empresas que não investem suficiente tempo, pessoas ou dinheiro para descobrir o sistema de gerenciamento de armazém que seja mais adequado à sua operação. Custa mais e leva mais tempo, porém assumir uma abordagem estruturada para analisar e selecionar um WMS vai compensar ao longo tempo.

O WMS é tão importante quanto o gerenciamento de todo o processo de implementação dele. Um erro cometido nessa fase fará com que todo o processo de armazenagem seja deficiente. 

Na implementação do sistema faz-se necessário uma análise minuciosa das necessidades operacionais e funcionalidade para o futuro WMS, verificando se as soluções existentes no mercado atendem a estas necessidades e qual é a melhor solução.

Para que o processo evolua de maneira adequada em todos os aspectos relacionados a prazos, atividades, custos, comunicação, aquisição e qualidade, entre outros, é de suma importância os métodos adequados para implementação e gerenciar todo o processo.

Portanto, o processo de implementação deve considerar um plano estruturado que garanta, passo a passo, o sucesso do projeto WMS. 


4.3 Treinamento na Implementação do WMS


Sem dúvida o WMS permite a obtenção de ganhos de níveis de serviço oferecidos ao cliente, bem como ganhos de eficiência das atividades ligadas à armazenagem de materiais. O WMS aperfeiçoa os processos que compõem as atividades.

Na verdade o que gera retorno para o investimento em soluções WMS e o que traz benefícios é a maneira como essa tecnologia é utilizada. O valor da tecnologia da informação depende da qualidade dos dados, da informação e sua importância para a estratégia do armazém e dos serviços que o mesmo quer prestar aos seus clientes.

Tem que haver uma adequada qualificação e desenvolvimento de pessoas, senão, todo o investimento em tecnologia será inútil.

Levando em conta que o WMS é relativamente novo no mercado, o conhecimento existente em uma empresa sobre essa solução é muito reduzido. Para formar uma base que sustente o bom desempenho do WMS na empresa, faz-se necessário que se invista em treinamento, que poderá propiciar as pessoas treinadas conhecimento e habilidades. Por isso o treinamento deve ser considerado durante a implementação do sistema. 

O treinamento vai proporcionar plena utilização dos recursos humanos, recursos de materiais e recursos financeiros envolvidos na armazenagem de materiais. 


5 CONCLUSÃO 


Em razão da importância da logística no atual ambiente de negócios e do relevante papel da gestão da armazenagem neste contexto, observamos a importância de software como o WMS (Warehouse Management System - sistema de gerenciamento de armazém), como recurso fundamental para o alcance de um eficiente e eficaz processo de armazenagem.

O principal objetivo desse software – WMS - é melhorar a operacionalidade de um armazém, almoxarifado, centro de distribuição ou qualquer processo de armazenagem necessário na cadeia de abastecimento, através do eficiente gerenciamento de informações e de recursos operacionais.

A informação correta e no tempo certo e o gerenciamento na implementação do sistema, também é de vital importância. Investir suficiente tempo, pessoas ou dinheiro para descobrir o sistema de gerenciamento de armazém que seja mais adequado à sua operação, investir em treinamento, tudo é necessário da implementação do WMS.

Portanto, concluímos que o WMS quando bem utilizado alcança os objetivos traçados pelas empresas, promovendo melhorias no processo de armazenagem. Sua implementação exige um planejamento detalhado e um compromisso com o treinamento e desenvolvimento de pessoal. Quando implementado corretamente, o WMS dá flexibilidade, benefícios e lucro, que representam garantias de retorno rápido ao investimento, trazendo satisfação para a empresa.


REFERÊNCIAS


BANZATO, E. Atualidades na armazenagem. São Paulo: IMAM, 2003.

______. WMS - Warehouse management system: sistema de gerenciamento de armazéns. São Paulo: IMAM, 1998.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.

GOMES, C. F. S. & RIBEIRO, P. C. C. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

LOGÍSTICA DESCOMPLICADA. Site institucional. Disponível em: http://www.logisticadescomplicada.com/. Acesso em: nov. 2011.

Um comentário:

  1. É sempre um prazer perceber que alunos esforçados, dedicados e, principalmente, comprometidos com seu sucesso e crescimento profissional esforçam-se para apresentar resultados positivos e cumulativos. A Ana Rodrigues da Silva, o Alexandre Monteiro Pereira e a Elayne Cristina Marques Barreto procuraram e conseguiram fazer um mini artigo que podemos aproveitar. Foram além do aspecto da nota.

    Parabéns aos alunos e em especial a Faculdade CDL que permite que aos alunos comprometidos com seu sucesso possa produzir resultados que registram seus comprometimentos.

    A todos nossos votos de sucesso, paz, saúde e prosperidade. Hoje e Sempre.

    ResponderExcluir

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...