Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Livro, leitura e biblioteca abraçados com a Blogteca




A leitura se configura como uma prática primordial para o indivíduo que pretende se desenvolver intelectualmente e se tornar uma pessoa ativa e consciente de seu papel na sociedade. Por intermédio da leitura, desenvolvemos nosso senso crítico e nos tornamos capazes de realizar questionamentos relacionados com as situações que nos afligem. Por meio desses questionamentos, seremos capazes de propor soluções e assim contribuiremos para o aprimoramento das relações entre as pessoas, como também, para uma vida em sociedade mais saudável.
 
Podemos perceber que ao cultivarmos práticas leitoras, obteremos melhorias em vários âmbitos da nossa vida. Além de desenvolvermos o senso crítico, como explicitado anteriormente, outras benesses também serão galgadas. Travaremos diálogos mais inteligentes e construtivos; poderemos usar o que aprendemos nos livros nas situações práticas do nosso cotidiano. Por exemplo: um administrador de empresas está percebendo que seus funcionários estão desmotivados e a produção da instituição caiu consideravelmente. Com a leitura de livros sobre motivação e liderança, poderá obter respostas para essa problemática e aplicá-las na sua empresa. Se ele souber interpretar corretamente os ensinamentos do livro e aplicá-los da forma adequada, com certeza, terá sucesso.
 
E em qual local ele poderá buscar essas respostas? De uma forma bem apaixonada, podemos afirmar que será na Biblioteca. Afinal, desde os tempos mais remotos, esta instituição é o ancoradouro do conhecimento e um mecanismo de disseminação do saber. Sua evolução perpassa por várias fases. Inicialmente, podemos citar como exemplo a Biblioteca de Alexandria, onde o bibliotecário Calímaco, com uma inteligência peculiar, desenvolveu as primeiras formas de se organizar e preservar o acervo. Nessa biblioteca, também, encontramos os filósofos, representando os intelectuais da época, os copistas, responsáveis por transcrever as obras, de próprio punho, fazendo nascerem verdadeiras obras de arte, de valor cultural inesgotável nos dias atuais.
 
Podemos perceber que a biblioteca evoluiu juntamente com a sociedade. Seus suportes foram sendo construídos à medida que as relações entre os indivíduos foram sendo desenvolvidas e transformadas. De um livro que era transcrito à mão e demorava meses, senão anos para ser concluído, chegamos à criação da imprensa, o que resultou em uma produção incessante de livros e sua popularização. Com os passar dos anos, acompanhamos o nascimento de novas formas de se interagir com o conhecimento, que perpassam pelas antigas relações que tínhamos com o livro. A Internet é uma prova disso. Em questão de segundos, uma informação é divulgada e chega às pessoas de todo o mundo. Um dos recursos utilizados para disseminar conteúdos na Internet é o blog, Em seus primórdios, ele era uma espécie de diário em que as pessoas contavam um pouco sobre a sua vida. Depois, passou a agregar outras funções e, hoje, é utilizado para diversos fins, abordando inúmeras temáticas, funcionando até mesmo, para alguns, como um meio de divulgar seu negócio e de se obter rendas e lucros.
 
Antevendo a importância de serem debatidas essas questões, bem como, reconhecendo a importância dos diversos suportes que contribuem para a construção do saber, a Biblioteca da Faculdade CDL abordará, neste ano, durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o blog como recurso para se mediar a informação. Com a temática “Venha blogar com a gente!”, os alunos e professores dessa Instituição serão convidados a conhecerem o blog da Biblioteca, a Blogteca, e a interagirem com ele. Com certeza, será uma semana proveitosa para todos, estreitando laços e ampliando conhecimentos.

Aguardamos sua presença!


Dadylla Oliveira
Estagiária do Curso de Biblioteconomia da UFC
Colaboradora da Biblioteca

2 comentários:

  1. Eu ja fui conferir,é muito interessante essa iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto esse elaborado pela estagiária Dadylla, que conseguiu mostrar a evolução da Biblioteca e ao mesmo tempo fazer o link com a nossa temática. Parabéns!

    ResponderExcluir

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...