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quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"Pais publicitários têm dificuldade para controlar o consumismo dos filhos"







Dr. Içami Tiba fala sobre a relação entre crianças e adultos
26 de Setembro de 2011 • 12:55  

Psiquiatra, psicodramatista e educador, Içami Tiba deixou a vida de professor universitário para escrever livros voltados para a família brasileira. Admirado por muitos pais, o autor do best-seller Quem ama, Educa ganhou fama também na mídia e hoje comemora os seus 40 anos de carreira com o lançamento de mais uma obra - Pais e Educadores de Alta Performance. Nesta entrevista, o médico faça sobre a relação entre crianças e adultos e como a publicidade estimula o desejo excessivo por produtos anunciados.



Meio & Mensagem ›› Por que o livro Quem ama, Educa ainda faz tanto sucesso ?


Dr. Içami Tiba ›› A explicação está ligada à quebra de um paradigma. Quanto mais rico um País, menos ele investe em educação. Não temos investimento suficiente. O livro resgata os valores da educação e mostra que só ela pode dar a sabedoria para que as riquezas sejam corretamente aproveitadas. Somente em 2003, foram vendidas mais de 560 mil cópias. Hoje, ele faz parte de um total de 30 obras e mais de quatro milhões de exemplares comercializados no Brasil, Portugal, Itália e Espanha. O livro mais recente é o “Pais e Educadores de Alta Performance”, lançado em julho. Esse trabalho aponta as melhores ações educativas com base e defende mudanças urgentes, começando dentro de casa, com a prática dos valores que realmente importam na hora de educar. Meritocracia, motivação para aprender, alcoolismo e drogas são alguns dos temas tratados tanto sob a ótica dos pais quanto dos filhos.


Meio & Mensagem ›› Qual será o próximo lançamento ?


Dr. Içami Tiba ›› Ainda é segredo. Mas já estou trabalhando em um novo projeto, que deve ser lançado dentro de um ano e meio.


Meio & Mensagem ›› O que mudou na educação ?


Dr. Içami Tiba ›› Os pais de hoje pertencem à geração da “responsabilidade sem liberdade”. Faltou base educativa e hoje eles exageram na importância dada aos bens materiais. Querem comprar de tudo para seus filhos. O amor não mudou, mas falta autonomia comportamental e competência para educar. Em geral, eles não têm conhecimento. E ninguém sente falta do que não conhece, portanto, a dica é estudar e se preparar para educar os pequenos. Castigo também não funciona, senão, a cadeia resolveria. Hoje, muitos assumem o papel de amigos dos filhos porque não sabem ser pais. A função de pai e de mãe não pode mudar.


Meio & Mensagem ›› Qual é o impacto das redes sociais ?


Dr. Içami Tiba ›› Para os pais que assumem o papel de amigos dos filhos, aí vai um alerta: os “amigos” de hoje podem ser facilmente deletados. Esse é um dos principais ensinamentos mostrados atualmente pelas redes sociais e a superficialização das relações.


Meio & Mensagem ›› A propaganda atrapalha a educação dos filhos ?


Dr. Içami Tiba ›› Não. Os publicitários são formadores de opinião e têm um papel importante. Mas até eles se perdem na hora de educar. Há uma confusão entre a atuação profissional e pessoal e, muitas vezes, eles se esquecem de que também são pais. Acabam se queixando da dificuldade de controlar um consumo que eles mesmos incentivam. O consumismo é justamente a principal reclamação associada ao meio publicitário hoje considerando os atendimentos feitos em consultório. De qualquer forma, a publicidade - dentro do modelo capitalista - cumpre o seu papel. Os pais é que estão mal preparados. Eles não sabem dizer “não” de forma definitiva. Sempre dão a entender que essa é uma decisão momentânea, o que dá margem para novas tentativas dos filhos, gerando inúmeros conflitos e desgastes no relacionamento.


Meio & Mensagem ›› Como a propaganda pode auxiliar ?


Dr. Içami Tiba ›› A propaganda precisa incentivar um consumo consciente. Ela tem o poder de abrir a cabeça das pessoas. Pode levar o consumidor a desejar um produto, mas com ressalvas.


Meio & Mensagem ›› Quais os cuidados com as mensagens voltadas para os adolescentes ?


Dr. Içami Tiba ›› Os profissionais da área de comunicação devem redobrar a atenção ao direcionar mensagens para esse público. Eles não podem fazer propaganda pensando somente nos lucros. Precisam ter sempre a ética em primeiro lugar. A ética não pode ser vendida ou trocada por dinheiro. O segmento de cervejas é um exemplo, pois conseguiram transformar uma bebida alcoólica em refrigerante. Hoje, esse tipo de mensagem já desperta em crianças entre 12 e 13 anos de idade a vontade de experimentar esse tipo de bebida. São 30 segundos dizendo “consuma” e apenas um segundo, ou menos, recomendando moderação.


Meio & Mensagem ›› Há algum outro fator que reflete no comportamento das pessoas ?


Dr. Içami Tiba ›› Existe uma forte influência da própria cultura do brasileiro, que tem o hábito de reproduzir e repetir determinadas ações ou gestos. O pensamento de que “só porque todo mundo faz ou compra eu quero fazer ou comprar também” acaba levando a muitas distorções de comportamento.
 
Sugestão do aluno Carlos Manuel Mendes Cavalcante.

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