Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Supermercados: venda 30% maior na semana de Carnaval



SETOR SE PREPARA
20.02.2014

Image-0-Artigo-1550370-1
Entre os itens mais consumidos durante o período carnavalesco, o presidente da Acesu destaca as bebidas alcoólicas, carne para churrasco e comidas práticas
FOTO: MIGUEL PORTELA

Só considerando as cervejas, a procurado tem no período de Carnaval dispara até 40%, aponta a Acesu

Com a proximidade do Carnaval 2014, o setor supermercadista do Ceará já está em plena folia diante da perspectiva positiva de expansão das vendas. Seja brincante ou não, permanecendo na cidade ou viajando para o litoral ou serras cearenses durante o feriadão, não tem jeito, todos acabam passando antes no supermercado para abastecer o estoque de comidas e bebidas. A expectativa do segmento, face a igual período do ano passado, é de 4% de crescimento real no faturamento, ou seja, descontada a inflação.

A estimativa é do presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Severino Neto, que também é diretor dos Mercadinhos São Luiz.

"Qualquer data comemorativa é muito boa para o setor. E no Carnaval, então, as pessoas enchem a mala do carro de compras ao sair para o feriado, e tornam a encher quando voltam para abastecer a geladeira, que normalmente fica zerada. Isso faz com que, em comparação a uma semana normal, nossas vendas cresçam em torno de 30% na semana do Carnaval", afirma. Conforme Severino Neto, o crescimento só não é maior porque a demanda no Carnaval aumenta apenas em alguns produtos, como carnes para churrasco, comidas práticas e bebidas alcoólicas.

"No caso da cerveja, a procura sobe 30% a 40% em relação a uma semana tradicional. E o nosso investimento é ampliado nesse item na mesma proporção", conta. Em contrapartida, o presidente da Acesu afirma que itens muito demandados no dia a dia, como feijão e arroz, vendem menos no período momino.

Funcionamento

"É por isso que, no fim das contas, nosso aumento no faturamento se transforma em 4% - bem abaixo do patamar de expansão da venda de cerveja", explica o presidente da Acesu. Outros fatores que ajudam a animar os supermercadistas cearenses, principalmente aqueles que possuem estabelecimentos localizados na Capital cearense, é o aumento crescente de visitantes em Fortaleza durante o Carnaval. "Nossa cidade não tem tradição de Carnaval, mas a cada ano ela é mais procurada como destino para quem quer aproveitar o feriado para descansar. E como nosso funcionamento será normal todo no feriado, inclusive na terça-feira, vamos poder atender também a esse público", diz.

De olho na Páscoa

De volta do carnaval, os supermercadistas já preparam seus estoques para a Páscoa - data para a qual a Acesu também projeta 4% de crescimento real no faturamento em relação ao mesmo período de 2013. Segundo o presidente da entidade, na Semana Santa, a demanda cresce entre 20% e 30% para produtos como azeite e vinho. Em relação ao bacalhau, a data concentra o consumo desse produto.

"Na Páscoa, vendemos mais bacalhau do que durante todo o ano", afirma. Em relação aos ovos de chocolate ele observa que a demanda também é concentrada e pontual.

Quantidade

O titular da Acesu disse não dispor ainda do volume de produtos que será disponibilizado nos supermercados cearense para a atender a demanda durante a Semana Santa. Ele também não adiantou qual a estimativa da variação nos preços de produtos, como chocolates e pescado, para o período. "O que posso dizer é que teremos cada vez mais produtos com maior variedade de marcas e preços. O consumidor vai poder escolher entre um bacalhau mais popular ou um médio, até o bacalhau do Porto. O mesmo vai ocorrer com outros produtos. Teremos mais de 200 rótulos de vinhos, incluindo o garrafão de cinco litros, o mais procurado para o período", antecipa o presidente da Acesu.

Ângela Cavalcante
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...