NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS
110 navios com equipamentos
12.04.2012
Em dois anos, a movimentação de 1,5 mi de metros cúbicos de equipamentos para a usina está prevista
"Esta será a maior movimentação de todos os tempos do porto", informa o coordenador da Cearáportos. Com isso, o terminal garantirá a atracação de quatro novos navios por mês durante este período. Segundo ele, este tipo de movimentação, enquadrada como "cargas de projetos", ou seja, máquinas usadas na montagem de plantas industriais, já vem contribuindo significativamente para o aumento das operações do terminal portuário, com outras fábricas e usinas que vêm sendo construídas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e fora dele.
Geração de divisas
Alcântara informa que tais navios têm um potencial de geração de divisas ao porto ainda maior, uma vez que são embarcações de operação demorada, passando entre dois e 20 dias no porto. E quanto mais tempo ficam no porto, mais faturamento geram ao terminal. A CSP deverá iniciar a importação dos equipamentos em novembro, que é quando poderá gozar dos benefícios fiscais da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), onde está sendo instalada.
"O porto está se voltando para sua vocação, que é atender ao complexo industrial", reforça Alcântara. O volume, em toneladas, de carga solta que chegou ao terminal de janeiro a março deste ano, que é onde se inclui as cargas de projeto, superou em 173% o volume do mesmo período de 2011, alcançando 197,6 mil toneladas.
Térmicas
A chegada de equipamentos para as termelétricas movimentaram as operações do porto no ano passado e, neste ano, outro tipo de carga de projeto que vem sendo bastante intensificada é a chegada de materiais para usinas eólicas, como aerogeradores, pás e torres. No pátio do porto, já se encontra um estoque de pás recém-chegadas, que são levadas de caminhão aos parques em instalação. O coordenador acrescenta que, deste mês de abril até junho, outros quatro navios deverão chegar com torres e pás eólicas ao terminal.
TMUT
Tais cargas de projeto, assim como o clínquer (matéria-prima do cimento) e a escória, chegam ao Porto do Pecém através do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut), inaugurado em agosto do ano passado. O início da operação do terminal permitiu a alavancagem das operações do porto, afirma Alcântara. "Sem o Tmut, não daria para desembaraçar a demanda ao porto", afirma. A metade do Píer 1, atualmente, está sendo usada para as operações da termelétrica, com o recebimento de carvão mineral. Depois, a esta operação será adicionada a chegada de minério de ferro para a CSP. (SS)
Em 2012
4 é o número de navios que devem chegar ainda neste ano com equipamentos para a CSP. A importação está prevista para começar em novembro
Publicado originalmente em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1125907
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