Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Veríssimo: As Mentiras que os homens contam


Luis Fernando Verissimo nasceu na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 1936. É filho do renomado escritor Erico Verissimo. Possui uma educação que passa por diversos colégios conhecidos e de prestígio, entre eles alguns localizados nos Estados Unidos. Verissimo estudou um tempo no exterior porque seu pai lecionou durante dois anos em uma Universidade da Califórnia, sendo, portanto, a mudança de país necessária. Parece que isso contribuiu de forma bastante positiva para a formação de Verissimo, que entre outras coisas, estudou música, atividade esta que se tornou um hobby e o saxofone, um companheiro inseparável.

Verissimo é jornalista e iniciou sua carreira no Jornal Zero Hora, na década de 60. Ele trabalhou em diversas seções do jornal. Paralelamente, trabalhou um tempo como tradutor, o que complementou sua renda. A partir de 1969, ganhou uma coluna no Zero Hora, mas no ano seguinte, passou a trabalhar na Folha da Manhã. Cinco anos depois, voltou ao antigo emprego e sua coluna passou a ser publicada também no Rio de Janeiro. O sucesso foi tão grande, que naquele mesmo ano foi publicado o livro “A Grande Mulher Nua” que reunia uma coletânea com os seus melhores textos.

Luis Fernando Verissimo mostra-se um escritor dinâmico e inteligente. Detentor de uma vasta produção literária escreveu inúmeras obras que se tornaram conhecidas em todo o mundo e foram traduzidas para diversos idiomas, mostrando a versatilidade e o alcance dos seus livros. Admirado por seus colegas de profissão, chegou a escrever também roteiros para a televisão, entre eles o da minissérie Comédias da Vida Privada, que foi sucesso absoluto. Tornou-se conhecido também por causa das tirinhas “As Cobras”, publicadas em alguns jornais brasileiros em que os personagens principais são duas cobrinhas que sempre estão filosofando e conversando com Deus.

Agora, depois dessa breve biografia, iremos falar um pouco a respeito do livro “As Mentiras que os Homens Contam”, que é de sua autoria, sendo um dos mais elogiados pela crítica e pelos fãs em geral. Decidimos abordar esta obra, pois ela está presente no acervo da Biblioteca da Faculdade CDL e também porque reconhecemos a contribuição deste livro para a construção do panorama literário brasileiro, principalmente o do gênero de humor.

A marca registrada de Veríssimo é o bom humor. Em todas as suas obras, ele utiliza-se de um refinado toque de sarcasmo e ironia, que dá um toque todo especial ao livro. Em “As Mentiras que os Homens Contam”, essa característica torna-se ainda mais notória. Neste livro, Verissimo irá abordar de uma forma bastante divertida, sobre os relacionamentos entre homens e mulheres e os artifícios que muitas vezes os rapazes utilizam para convencer suas amadas de que não fizeram nada de errado. Pequenas mentirinhas, que são contadas para se evitar problemas futuros, segundo a visão do autor. Essas situações são retratadas de forma bastante cômica e a identificação do leitor com a narrativa é algo inevitável. Verissimo prova que levar o cotidiano com bom humor é essencial se o indivíduo quiser ter uma vida mais agradável. Sem dúvidas, um livro que vale a pena ser lido e faz jus a sua fama.

Ressaltamos que possuímos um exemplar disponível para empréstimo na Biblioteca. Esperamos que esta resenha tenha despertado seu interesse, caro leitor.

Aguardamos sua visita!

Resenha de Dadylla Oliveira
Estagiária de Biblioteconomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...